Pedido por Renato Portaluppi em sua primeira passagem no Grêmio, em 2011, a contratação do centroavante Jael só se efetivou seis anos depois.
Homem de confiança do técnico, foi visto com desconfiança durante muito tempo, mas deixou o clube com profunda admiração do torcedor.
Carismático, enfrentou momentos difíceis, como uma grave lesão no joelho, e recuperou-se com assistências e gols importantes, como um anotado no Gre-Nal 414, válido pelas quartas de final do Gauchão de 2018, no qual o Grêmio goleou o Inter por 3 a 0.
Em dois anos, foram 69 jogos e 14 gols do "Cruel" com a camisa tricolor. Confira 10 momentos de Jael no Grêmio.
1) A chegada
Após não acertar-se com o colombiano Angelo Rodriguez, o Grêmio definiu a contratação do atacante que havia saído do Joinville. O anúncio aconteceu no dia 18 de janeiro de 2017.
2) A primeira lesão
Pouco mais de 30 dias após chegar ao Grêmio, Jael vive o drama da ruptura dos ligamentos do joelho esquerdo. Foram necessárias cirurgia e uma parada de mais de seis meses.
3) Destaque contra o Lanús
No primeiro jogo da final da Libertadores 2017, contra o Lanús, na Arena, Jael sai do banco, participa do lance do gol da vitória, cria chances, sofre pênalti não marcado e sai ovacionado pela torcida.
4) Primeiro gol pelo Grêmio
Exatamente um ano após sofrer a lesão nos ligamentos, Jael fez seu primeiro gol pelo Grêmio. O jogo era contra o Novo Hamburgo, pelo Gauchão 2018. Estava 2 a 0 para o Tricolor e, no final da partida, Maicosuel sofreu pênalti. O centroavante pegou a bola, marcou o terceiro gol e extravasou na comemoração: "Tirei uma Arena das costas".
5) Golaço no Gre-Nal
Jael vive seu maior momento no Grêmio ao marcar de falta o segundo gol na vitória de 3 a 0 no Gre-Nal, que deu ampla vantagem para o jogo de volta e significou passo importante na conquista do Gauchão de 2018.
6) O monstro Jael
Sem marcar nenhum gol, Jael brilha nas assistências na goleada gremista sobre o Brasil-Pel por 4 a 0 na Arena e é alvo de brincadeira de Renato: "Vocês estão criando um monstro".
7) Afirmação como titular
No jogo contra o Estudiantes de La Plata, pela Libertadores 2018, Jael joga os 90 minutos, firma-se como titular e marca um gol na decisão por pênaltis que valeu a classificação para o Tricolor.
8) A segunda lesão
Novamente um problema de joelho, dessa vez no direito, leva Jael à mesa de cirurgia em setembro de 2018. A artroscopia o tirou, entre outros jogos, do clássico Gre-Nal pelo Brasileirão e das partidas contra o Tucumán pela Libertadores.
9) Renovação de contrato
Titular da equipe, Jael renova seu contrato por mais dois anos com o Grêmio.
10) Os últimos gols
Jael marca na vitória sobre o Juventude por 3 a 0, na Arena, seus dois últimos gols com a camisa do Grêmio. Foi a estreia do time titular no Gauchão.