Na estreia dos titulares e da Arena em 2019, o Grêmio se manteve líder do Gauchão. A vitória por 3 a 0 sobre o Juventude, nesta segunda-feira, construída com dois gols de Jael e um de Maicon, levou o time de Renato Portaluppi aos mesmos sete pontos do Caxias na tabela, mas a liderança é tricolor por conta do maior saldo. O próximo compromisso no Estadual será na quinta-feira (31), contra o São Luiz, também em casa.
A escalação gremista que pisou pela primeira vez neste ano no gramado reformado da Arena foi quase toda titular. As exceções foram o goleiro Julio César, que ingressou na vaga de Paulo Victor, e também o zagueiro Paulo Miranda, que entrou no lugar de Kannemann, preservado por conta de dores musculares e de uma enxaqueca. Outra novidade, esta já esperada, foi a entrada de Marinho no time. Como o argentino Montoya ainda não está em condições físicas ideais, coube ao meia-atacante realizar a função que era de Ramiro no ano passado como extrema pelo lado direito.
— O mais importante é dar ritmo para a equipe. São praticamente dois meses sem jogar. Uma hora eles precisam entrar em campo, nada melhor do que em um jogo em casa — comentou Renato antes da partida.
Com a camisa 10 herdada de Douglas nas costas, Marinho parecia ter deixado a morosidade de 2018 no passado. Depois de levar um puxão de orelha do técnico por conta da polêmica em que se envolveu em dezembro, quando se ofereceu ao Flamengo, o meia-atacante tentava mostrar serviço ao chefe. Tanto que saiu do pé esquerdo dele a primeira chance tricolor, aos quatro minutos. Em cobrança de falta, ao lado da área, Marinho obrigou Marcelo Carné a fazer grande defesa.
Ainda que os titulares do Grêmio estivessem no primeiro jogo do ano, o time não deixou de exibir seu toque de bola refinado e de marcar o adversário. Assim, tratou de empurrar o Juventude para seu campo defensivo e tomou o controle da partida. Mas o forte calor não permitia alta intensidade nas investidas. Com a temperatura na casa de 32ºC, os atletas tiveram de fazer uma parada técnica para reidratação aos 20 minutos de jogo.
Depois do refresco, o Grêmio não demorou para chegar ao gol. Aproveitando erro de passe do Juventude, Marinho dominou na intermediária e pifou Luan, que ingressou na área e tentou encobrir Marcelo Carné. A bola, no entanto, desviou em Gustavo Aprile e caiu nos pés de Jael, que, aos 27, girou com agilidade e encheu o pé esquerdo para abrir o placar na Arena.
O segundo gol quase veio na sequência. Aos 31, Luan cobrou falta na área e, após rebote da zaga do Juventude, Maicon arriscou chute por cima. Dois minutos depois, foi a vez de Jael levar perigo em lance de bola parada. Em boa cobrança, o centroavante mandou a bola a centímetros do travessão de Marcelo Carné.
O Grêmio voltou do intervalo com Leonardo na vaga do veterano Léo Moura. Ainda que com fôlego revigorado na lateral direita, o time de Renato parecia com o pé no freio, talvez por conta da falta de ritmo de jogo.
Isso, contudo, não impediu a equipe de criar chances. Aos seis minutos, Leonardo fez bom cruzamento na área, Everton errou o tempo de bola e Jael tentou desviar de calcanhar ao gol, para fácil defesa de Marcelo Carné. No minuto seguinte, Everton arrancou da intermediária até a entrada da área e serviu Luan, que concluiu ao lado da meta do Ju. Outras chances vieram com Marinho, aos 10 e aos 11, em duas finalizações desviadas pela zaga do Ju para a linha de fundo.
Depois de mais uma parada para reidratação, aos 21, o Grêmio ampliou o placar. Aos 26, Everton aproveitou erro de Moisés e avançou até a ponta esquerda, driblando o goleiro Marcelo Carné antes de tocar para Maicon, que, feito um garçom, rolou a bola para Jael, livre, marcar seu segundo gol no jogo.
Aplaudido de pé, ele foi substituído por Felipe Vizeu, que fez sua estreia pelo time. Aos 44, o novo centroavante aproveitou passe de Jean Pyerre, que havia entrado no lugar de Luan, e deu assistência para Maicon, livre, na área, definir o placar: 3 a 0. Os titulares do Grêmio começaram 2019 com o pé direito na Arena.
GAUCHÃO - 3ª RODADA - 28/1/2019
Grêmio: Julio César; Léo Moura (Leonardo Gomes, int.), Paulo Miranda, Geromel e Cortez; Michel, Maicon, Marinho, Luan (Jean Pyerre, 28'/2°T) e Everton; Jael (Felipe Vizeu, 29'/2°T).
Técnico: Renato Portaluppi.
Juventude: Marcelo Carné; Vidal, Genílson, Victor Sallinas e Lucas Pavone; Rafael Jataí (Bruno Camilo, 18'/2°T), Gustavo Aprile, Breno, Moisés (Valentini, 30'/2°T) e Dalberto; Dionas Bruno (Denner, 14'/2°T).
Técnico: Luiz Carlos Winck.
Gols: Jael (G), aos 27 minutos do primeiro tempo e aos 26 minutos do segundo tempo, e Maicon (G) aos 4.
Cartão amarelo: Rafael Jataí (J).
Arbitragem: Érico Andrade, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Cleber Gilmar Flores.
Local: Arena do Grêmio.
Público: 17.917 (16.080 pagantes).
Renda: R$ 613.311,00.
PRÓXIMO JOGO - GAUCHÃO
Quinta-feira, 31/1, 21h15min
Grêmio x São Luiz