Diferentemente de outras ocasiões, o Grêmio não terá um uniforme exclusivo para a disputa da Copa Libertadores. O clube decidiu, em acordo com seus fornecedores e parceiros comerciais, realizar uma campanha forte de engajamento dos torcedores por meio de peças publicitárias e mensagens que utilizarão prioritariamente os veículos oficiais e redes sociais tricolores. A principal ação pontual no período da fase de grupos da competição será a inauguração da estátua de Renato Portaluppi, no próximo dia 25 de março, que desencadeará varias ações, além do lançamento de produtos relacionados ao treinador.
Beto Carvalho, diretor de marketing do Grêmio, explica que, nos últimos anos, a estratégia para a Libertadores não previu ações como a mudança dos uniformes ou o lançamento de camisetas exclusivas da competição, como ocorreu, por exemplo, em 2009, quando havia um modelo com listras horizontais em azul e branco, que foi abandonado quando o time foi eliminado da disputa.
— Não haverá uniforme específico para jogos da Libertadores, pois, desde a chegada da Umbro, a estratégia da empresa fornecedora tem sido de lançar uniformes para o ano, e não para competições . As novas camisas de 2019, oficial 1 e oficial 2, serão apresentadas em abril e, a partir daí, utilizadas em todos os jogos de campeonatos a serem jogados até o final do ano — disse Carvalho.
Com estas datas definidas, os novos uniformes gremistas serão usados no início do Brasileirão. No dia 25 de março, porém, em meio à fase de grupos da Libertadores, será inaugurada na Arena a estátua de Renato. O evento dará início a uma séria de ações que preveem o lançamento de uma linha de produtos ligados à imagem do técnico e maior ídolo da história do clube.
O conteúdo da campanha voltada para o torcedor terá uma linha editorial que será incrementada no decorrer da Libertadores, quando, segundo Beto Carvalho, surgirão ações adicionais, especialmente em jogos na Arena, que ainda são guardadas em segredo.
— Esta estratégia deu muito certo nas competições anteriores, com incrementos de engajamento dos torcedores na rede social, número de sócios e na comercialização de produtos oficiais do clube — explicou.
A estreia do Grêmio na Copa Libertadores acontecerá no próximo dia 6 de março, na Argentina, contra o Rosario Central. O primeiro jogo na Arena está marcado para dia 12, contra o adversário a ser definido no confronto entre Atlético Nacional e Libertad-PAR, que se enfrentam nesta quinta-feira (28), na Colômia. No primeiro jogo, os paraguaios venceram por 1 a 0.