Será em uma segunda-feira, um dia após a primeira partida das quartas de final do Gauchão, a inauguração da estátua de Renato Portaluppi na Arena do Grêmio. O próprio treinador confirmou que a data escolhida é 25 de março. A obra, executada pelos artistas Theo Felizzola, Iouri Petrov e Jamil Fraga, encontra-se em fase de acabamentos.
— Está pronta. São detalhezinhos. Estamos tentando deixá-la feia, o que é difícil — brincou Renato, antes de confirmar a data. — Dia 25 de março. Boa noite.
A estátua terá 2,20m de altura e pesará 200 quilos. Foi esculpida em bronze e será colocada sobre uma estrutura metálica revestida com granito. Foi a solução encontrada para instalar a obra na esplanada da Arena. Se fosse utilizada uma base de concreto, seria pesada demais. Em agosto de 2018, o treinador visitou o ateliê dos três artistas, na zona sul de Porto Alegre, e conferiu o andamento do trabalho.
A última rodada da fase classificatória do Gauchão será realizada em 20 de março, uma quarta-feira. Nessas condições, o Grêmio, que se encaminha para ficar entre os quatro primeiros colocados, jogaria fora de casa o primeiro jogo das quartas, no domingo, no dia 24. No dia seguinte, a estátua será inaugurada. Não está descartada a realização de uma sessão solene do Conselho Deliberativo para homenagear o treinador.