A liberação do lateral-esquerdo Emmanuel Mas ao Grêmio dependerá do novo técnico do Boca Juniors, Gustavo Alfaro. O treinador, que assumiu a vaga de Guillermo Schelotto, está realizando em seus primeiros dias trabalho uma avaliação do grupo de jogadores do clube argentino. Assim, será de Alfaro a palavra final sobre o futuro do jogador de 29 anos.
Um fator que poderá influenciar na decisão do treinador é o fato de Mas, argentino de San Juan, não ocupar uma vaga de estrangeiro na equipe. Após a contratação do zagueiro paraguaio Junior Alonso, o Boca Juniors atingiu o limite estabelecido pela Associação de Futebol Argentino (AFA) de seis atletas de fora da Argentina no grupo.
Assim, Alfaro poderia decidir segurar Mas e liberar um dos outros laterais-esquerdos para negócio: o colombiano Frank Fabra ou o uruguaio Lucas Olaza.
Desta forma, o treinador ainda poderia buscar outro estrangeiro para reforçar seu grupo. Um dos alvos do clube seria o volante colombiano Jorman Campuzano, do Atlético Nacional.
Além de Alonso e dos dois laterais, Alfaro hoje também tem a sua disposição no elenco do Boca o volante colombiano Wilmar Barrios, o meia uruguaio Nahitan Nández e o meia-atacante Sebastián Villa.
Enquanto seu futuro é definido, Emmanuel Mas segue realizando os trabalhos de pré-temporada com o grupo do Boca. Caso Alfaro decida liberá-lo, o Grêmio poderá obter sua contratação por empréstimo. Caso contrário, o lateral-esquerdo só deixaria o time argentino em caso de uma proposta de compra em definitivo.