Nos planos do Grêmio para 2019, o lateral-esquerdo Emmanuel Mas iniciou as atividades de pré-temporada. Porém, não em Porto Alegre. O jogador, que completa 30 anos no dia 15 de janeiro, está como o restante do elenco do Boca Juniors, que vem trabalhando em um hotel de luxo com campos de futebol, a 60km de Buenos Aires. Enquanto isso, sob a mesa da direção do clube argentino, repousa uma oferta gremista de empréstimo.
— A intenção não era emprestá-lo. Contudo, pode ser que isso tenha mudado. Hoje, ele está treinando com o restante da equipe — relata Emiliano Raddi, repórter da ESPN da Argentina.
Há um ano, no mesmo local, o Boca aguardava o desfecho da contratação de Mas junto ao Trabszonspor, da Turquia. A transação foi concluída e um contrato até 2021 foi firmado. Entretanto, o lateral não compensou, dentro de campo, os 2,5 milhões de euros investidos. Ao longo de 2018, mesmo com a lesão do colombiano Fabra, foi usado muito mais durante o Campeonato Argentino, quando o técnico Guillermo Schelotto poupava o titular Lucas Olaza para a Libertadores.
— É um jogador que sobe muito ao ataque, mas não é tão bom na marcação. Aqui no Boca há três laterais-esquerdos. Não que seja um mau jogador, mas foi uma opção do treinador — completa Raddi.
Chama a atenção que, a pedido do novo treinador, Gustavo Alfaro, o time argentino fechou junto ao Lille, da França, a contratação do paraguaio Junior Alonso, que pode atuar tanto de zagueiro como de lateral. É com essa sobreposição de atletas que o Tricolor conta para trazer Mas à Arena.
— Seria uma boa contratação. Trata-se de um lateral ofensivo, com bom jogo aéreo. Foi campeão aqui no San Lorenzo e jogou na seleção em 2016 — destaca Leandro Alves, repórter da Fox Sports da Argentina.
Nascido em San Juan, Emmanuel Mas iniciou carreira no pequeno San Martín. Em 2013, chamou a atenção do San Lorenzo e, ao lado de Kannemann, conquistou a Libertadores e o Campeonato Apertura. Depois, a relação com o técnico Edgardo Bauza rendeu convocações durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo, quando este assumiu a seleção argentina.