Juventude ou São Luiz. É contra um desses dois clubes que o Grêmio irá usar pela primeira vez sua força máxima em 2019. O planejamento da comissão técnica previa a estreia dos titulares apenas na quarta rodada, contra a equipe de Ijuí, mas a utilização pode ser antecipada para a terceira rodada, frente ao time de Caxias do Sul, em razão do bom nível físico já alcançado pelos jogadores com 18 dias de pré-temporada.
O desempenho no jogo-treino marcado para esta quinta-feira (24), contra o Ypiranga, no CT Luiz Carvalho, também servirá de parâmetro para a tomada de posição. Por enquanto, o técnico Renato prefere não tornar pública sua decisão, embora assegure que ela já está tomada.
— Na minha cabeça, não tem dúvida alguma — disse o treinador, depois do empate contra o Aimoré.
Renato ainda precisará observar o estado físico de Kannemann, que queixou-se de dores musculares terça-feira (22), durante jogo-treino contra o Cruzeiro. Além disso, será preciso observar com mais cuidado a evolução física de Montoya e Vizeu, que não vinham sendo aproveitados em seus clubes anteriores, Cruz Azul, do México, e Udinese, da Itália.
Seja na terceira ou na quarta rodada, o certo é que o time titular terá cumprido, em sua estreia, um tempo maior de pré-temporada comparado a 2018. Se entrarem em campo contra o Juventude, dia 28, os titulares terão se preparado durante 23 dias. Se a estreia for dia 31, terão sido 26 dias, algo bem próximo daquilo que os preparadores físicos consideram o tempo ideal de treinamento.
Em 2018, a equipe titular foi usada pela primeira vez dia 3 de fevereiro, no jogo contra o Cruzeiro, na Arena, válido pela quinta rodada. Ainda sem ritmo — afinal, vinha de uma pré-temporada de apenas 17 dias —, o time perdeu por 1 a 0. A primeira vitória veio quatro dias depois, 2 a 1 contra o Brasil-Pel, também na Arena.