O Grêmio está a um mês de se livrar dos problemas com o gramado da Arena. Não existe ainda ainda uma garantia de data, mas a previsão é de que no dia 20 de janeiro os trabalhos de replantio da grama e de consolidação do piso estejam encerrados, permitindo que o Tricolor jogue normalmente contra o Juventude, na terceira rodada do Gauchão, prevista para o dia 27 do próximo mês.
A retirada do antigo gramado contou com maquinário específico, algo que não ocorreu no meio do ano, quando um processo semelhante foi feito durante a parada para Copa do Mundo. A mudança de agora está sendo feita após avaliação de que houve ineficácia no trabalho anterior, quando foi utilizada a técnica "ready to play" — com apenas três centímetros retirados do solo. Agora, são sete centímetros de profundidade, o que deverá aumentar a permeabilidade, evitando a formação de poças d'água.
A agrônoma Francine Saraiva explicou o processo e acrescentou que a grama utilizada agora também é outra.
— Com a retirada completa da camada plantada em julho, teremos nosso campo em sua forma original. Utilizamos a espécie de grama mais adequada para estádios de futebol sombreados, em função de sua resistência, a Bermuda Tifgrand.
Veja as fases do processo de replantou do gramado da Arena do Grêmio
- Remoção completa do gramado atual;
- Aeração com máquina específica, que faz pequenas cavidades ao logo do campo, permitindo a oxigenação e a descompactação do solo;
- Nivelamento, tanto com máquina, quanto manualmente, em locais onde o maquinário não acessa – como próximo aos aspersores, por exemplo;
- Aplicação de areia para criar uma base para a grama que será plantada;
- Plantio da grama em rolo lavado: diferentemente da técnica empregada em julho, quando o rolo vinha com uma camada bem espessa de argila, desta vez, a grama vem limpa, o que permite seu enraizamento na camada de areia em 25 dias;
- Aplicação de fertilizantes e corretivos para permitir maior desenvolvimento da planta;
- A irrigação é realizada diariamente junto com a evolução do plantio, auxiliando no desenvolvimento do gramado;
- Cerca de 10 dias depois do início do processo, é feito o primeiro corte e, em seguida, se aplica uma camada de areia que serve tanto para proteger o ponto de crescimento da grama, quanto para auxiliar em seu desenvolvimento.
Francine prevê para 30 dias a duração de todo o processo, iniciado na última segunda-feira (17), mas alerta que o tempo vai depender das condições climáticas durante o período.
— Se tivermos bastante sol e altas temperaturas nos próximos dias, a chance de acelerar o crescimento é maior.