Neste domingo (2), o Grêmio tenta carimbar passaporte para a fase de grupos da Libertadores. Contra o Corinthians, às 17h, na Arena, o time do técnico Renato Portaluppi, que teve seu contrato renovado, precisa vencer para garantir vaga no G-4 do Brasileirão sem sustos.
O concorrente direto pela vaga é o São Paulo, que tem os mesmos 63 pontos na tabela. A vantagem gremista, contudo, está nos critérios de desempate, já que tem uma vitória a mais (17 a 16). Desta forma, a equipe gaúcha precisa, no mínimo, obter o mesmo resultado dos paulistas na rodada. Se empatar com o Corinthians, será necessário torcer para que o São Paulo não vença a Chapecoense na Arena Condá. Se perder na Arena, só ficará no G-4 em caso de derrota dos paulistas em Santa Catarina.
O Grêmio não deve ter mistérios em sua escalação para encarar o Corinthians. No treino de sexta-feira (30), Jean Pyerre e Bruno Cortez, que sentiram desconforto muscular após a partida com o Vitória, trabalharam normalmente com o grupo e devem ir para o jogo de domingo.
Com isso, o único desfalque na equipe será o zagueiro Pedro Geromel, que deve ser substituído por Marcelo Oliveira. Assim, Kannemann atuaria no lado direito da zaga. No meio-campo, Maicon deve formar dupla com Michel. No ataque, Jael deve ser o titular.
No jogo com o Grêmio, que pode marcar a despedida do técnico Jair Ventura, já que Fábio Carille é cotado para assumir na próxima temporada, o Corinthians deve ter o desfalque do lateral-direito Fágner, que não treinou na sexta-feira.
Em seu lugar, a tendência é de que atue o zagueiro Léo Santos, improvisado. O goleiro Cássio, que sentia dores de uma tendinite no ombro direito, voltou a trabalhar normalmente e irá para o jogo. O clube paulista busca vitória na Arena para garantir vaga na Copa Sul-Americana no ano que vem.