O penúltimo treino do Grêmio na temporada não teve nenhum clima de despedida ou de ano encerrado. Com a necessidade de vencer o Corinthians, no próximo domingo (2), para garantir vaga na fase de grupos da Libertadores 2019 sem depender do resultado do São Paulo, o grau de exigência na atividade foi total. O comando do trabalho foi do técnico Renato Portaluppi e do assistente Alexandre Mendes.
As maiores atenções estavam voltadas para o lateral Bruno Cortez e para o meia Jean Pyerre. Os dois apresentaram desconforto muscular após a partida contra o Vitória, no último domingo (25), e passaram a semana afastados dos treinos com bola nesta semana. Nesta sexta, ambos mostraram boa recuperação e encaminharam escalação para enfrentar o Corinthians.
Com isso, o principal desfalque tricolor em relação ao time que atuou contra o Vitória em Salvador fica sendo o zagueiro Pedro Geromel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Sem ele, é provável a colocação de Kannemann pelo lado direito da defesa e Marcelo Oliveira ocupando a zaga pela esquerda.
Com jogadores divididos em três times, não houve esboço de equipe titular para domingo. Renato tem à disposição algumas alternativas para determinadas posições, como a lateral-direita, com Léo Moura e Leonardo Gomes, ou para o comando do ataque, com Jael e André.
O provável time do Grêmio tem Paulo Victor; Leo Moura, Kannemann, Marcelo Oliveira e Cortez; Michel, Maicon, Ramiro, Jean Pyerre e Everton; Jael.
O último treino de 2018 acontece na manhã deste sábado (1) no CT Luiz Carvalho com a primeira parte fechada à imprensa.