Pontualmente às 14 horas, como estava previsto, o CT Luiz Carvalho foi sede do primeiro encontro do departamento de futebol do Grêmio depois da renovação de contrato de Renato Portaluppi. A reunião também foi a última antes do encerramento da temporada que acontece no próximo domingo (2) com o jogo contra o Corinthians. Após a partida, o técnico viaja para suas férias no Rio de Janeiro e os contatos com a diretoria serão basicamente por telefone.
Estiveram presentes na reunião o CEO gremista, Carlos Amodeo, os dirigentes do departamento de futebol Duda Kroeff, Alberto Guerra e Deco Nascimento e o diretor-executivo André Zanotta. Da comissão técnica, além de Renato, estava o assistente Alexandre Mendes. O presidente Romildo Bolzan Júnior não pôde comparecer.
Durante uma hora e meia foram tratados assuntos relativos ao futuro do grupo e estratégias de trabalho. Já estava estabelecido que, em 2019, a pré-temporada será mais uma vez em Porto Alegre. Neste sentido, foi ratificada a necessidade de classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, o que acontecerá , independente de outros resultados, com vitória sobre o Corinthians.
A formação do elenco, a busca de reforços e prováveis dispensas também estiveram na pauta. Durante as férias, Renato será comunicado das decisões e trabalhos dos dirigentes, mas não deve estar em Porto Alegre para algum encontro. André Zanotta centralizará as negociações.
Após esta reunião e antes do treino, houve um rápido encontro no vestiário entre dirigentes, o treinador e toda a comissão técnica que será mantida para 2019. Os membros da diretoria permaneceram reunidos por mais 40 minutos.