Após confirmar a permanência de Renato Portaluppi para 2019, Romildo Bolzan Jr já pensa no próximo ano. Em entrevista ao Show dos Esportes, o presidente do Grêmio projetou o que está por vir, falou sobre a relação de muita confiança que estabeleceu com o treinador gremista, analisou as perspectivas de reforços e contou os passos dados para a compra da Arena. Confira os trechos:
Renovação com Renato Portaluppi
O Grêmio desejou desde o primeiro momento a continuidade dele e se programou para isto. Nos esforçamos para tê-lo. Temos certeza de que precisamos melhorar o grupo para ter a perspectiva de mais títulos no ano que vem. Esse fato de deixar o Renato praticamente três anos conosco não é uma coisa simples de realizar. Mas o Renato, pela sua identidade e lealdade, pelo que combinamos no processo, cumpriu tudo. Era um desejo do Grêmio e do Renato. Todos nós estamos contemplados.
Concorrência com o Flamengo
Tem a lealdade do Renato conosco. Ele sempre nos falou quando chegou uma proposta. Creio que uma chapa só conversou com ele. Sempre acreditei naquilo que nós combinamos antes: uma metodologia de conversa. Tudo que o Renato dissesse eu iria acreditar. E tudo que eu dissesse ele iria acreditar. Essa é a melhor estratégia para formar um consenso. A primeira coisa é a confiança recíproca. Este foi o fator mais importante. Nunca pensamos naquilo que o Flamengo estava trabalhando. E foi um assunto superdimensionado por várias fontes especulativas. Sinceramente, não levei muito a sério tudo isso justamente pela relação que estabelecemos.
A primeira coisa é a confiança recíproca.
ROMILDO BOLZAN JR
Sobre relação com Renato Portaluppi
Reforços para 2019
Isso vai ser examinado na sexta-feira (30). Esse grupo já deu muito resultado para o Grêmio, mas não levaremos só isso em conta. A gente vai levar em conta a capacidade de competir os cinco campeonatos que temos que disputar. Vamos agregar jogadores que são importantes para efeitos de titularidade. Não é quantidade, não. Estamos trabalhando para ter quatro ou cinco peças com potencial de titularidade e esta é a nossa estratégia.
Zagueiro Rafael Thyere pode voltar?
O Thyere é um jogador que examinamos com muito cuidado, muito carinho. Trazendo o Thyere talvez a gente resolva os cinco zagueiros que teremos para o ano que vem. Ele é do Grêmio, estará na perspectiva de retornar.
Formação do grupo para 2019
Não sabemos que tipo de contratos renovaremos e quais jogadores poderão ter propostas para sair. Isso tudo vai balizar muito o nosso comportamento. Se tivermos uma situação de manutenção quase impossível de determinado jogador, vamos ter que buscar reposição. Hoje, pensamos numa transição leve. Com a saída de alguns jogadores, isso é natural. Com a reposição de peças com a capacidade de disputa de titularidade. Agora, tudo isso vai depender de quem sai, quem entra, quantos contratos vamos renovar.
Balanço do último trimestre de 2018
Não dá para se emocionar. O Grêmio trabalhou muito para ter uma situação de superávit, pagou muitas contas. Tudo aquilo que foi objeto de superávit ajudou a pagar conta. Uma coisa é número contábil, outra coisa é fluxo de caixa para termos segurança para o ano que vem. Estamos disciplinadamente levando muito a sério isso para que consigamos levar o clube num processo de autossustentação.
Grêmio ainda pensa em comprar gestão da Arena?
Quarta-feira (28) estivemos na Prefeitura de Porto Alegre. Semana passada conversamos com o Ministério Público. Estamos retomando com todo o cuidado. Estou com muita esperança que no ano que vem tenhamos uma lucidez maior.