O Grêmio está próximo de receber em definitivo a área de quatro hectares, no bairro Farrapos, em que se localiza o CT Luiz Carvalho, utilizado por sua equipe profissional. Já aprovado pelo governo estadual, entra na pauta de votação da Assembleia Legislativa, segunda-feira (10), o projeto em que o clube se compromete, como contrapartida, a realizar melhorias em escolas estaduais do bairro em troca da cessão definitiva da área, localizada às margens da freeway.
Desde 2014, quando passou a utilizar o CT, o Grêmio paga R$ 15 mil mensais à Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) por conta do aluguel do terreno. Com as melhorias nas escolas estaduais, orçadas em R$ 2 milhões, irá livrar-se do compromisso.
— Como (o projeto) já passou nos comitês, a aprovação na Assembleia deverá ser tranquila — prevê o presidente Romildo Bolzan Júnior.
O Inter, que projeta erguer em Guaíba o seu CT, batizado em Cidade Colorada, espera contar com o mesmo tipo de acolhida por parte do governo estadual. Para tanto, o presidente Marcelo Medeiros já se articula com o governador eleito, Eduardo Leite. Segundo o dirigente, praticamente todos os CTs dos grandes clubes brasileiros foram construídos em áreas cedidas e com a possibilidade de obtenção de dinheiro para a construção por meio de leis de incentivo.
Bolzan diz não ter sido procurado pelo Inter para levar adiante projetos em comum para a troca de áreas com o governo do Estado.