Cinco palavras proferidas em uma coletiva de imprensa nunca repercutiram tanto na imprensa gaúcha e brasileira. Elas foram ditas por Renato Portaluppi no caso do drone, antes das finais da Libertadores de 2017: "o mundo é dos espertos". Elas voltaram à mídia quando o Grêmio buscou o recurso na Conmebol para ir à final da competição sul-americana deste ano. E analisando friamente, elas fazem muito sentido.
E ninguém sabe tanto disso quanto o treinador gremista. Os métodos utilizados por Renato depois de derrotas marcantes são sempre os mesmos. No Gre-Nal do segundo turno do Brasileirão, na coletiva pós-jogo, trouxe a derrota para si reclamando da arbitragem. Na eliminação da Copa do Brasil contra o Flamengo, disse que o Grêmio calou o Maracanã e que a torcida rubro-negra só gritou três vezes: "Antes do jogo, no gol e no final". Contra o River Plate, o script foi o mesmo. Largou frases de efeito, minimizou a atuação em campo e, como bônus, demorou quase uma hora para ir à protocolar entrevista coletiva.
Renato sabe o que faz. Blinda seus jogadores. Entende que eles caíram de desempenho e o quanto a derrota da última terça-feira machucou os torcedores. O Grêmio esteve com as duas mãos na final da Libertadores deste ano, mas viu, em 10 minutos, a larga vantagem escorrer pelas mãos. Ele é inteligente o bastante para dar elementos para a torcida e para imprensa falarem sobre outra coisa que não as estratégias utilizadas por ele em momentos importantes desta temporada.
Sabe que perdeu jogadores importantes como Arthur e até mesmo Jailson e, por isso, o momento é de planejar a temporada de 2019. Com o time focado só no Brasileirão, o clube deve confirmar a vaga na Libertadores do próximo ano. E essa cortina de fumaça feita por Renato, e dessa vez maximizada por Romildo Bolzan Júnior, é fundamental para que o planejamento seja feito de forma calma ainda em 2018. O momento é de dar tranquilidade para jogadores das categorias de base como os talentosos Jean Pyerre e Matheus Henrique. Pensar em contratações para reforçar o elenco.
Com Renato, nada é feito por acaso. Afinal, o mundo é dos espertos.