Desde a 28ª rodada, quando empatou por 1 a 1 com o Bahia, na Arena, e deixou o G-4, o Grêmio não tem uma chance tão real de voltar a figurar entre os quatro melhores do Brasileirão. Na próxima rodada, enquanto terá pela frente, na Arena, o irregular Vasco, o São Paulo, quarto colocado, disputará clássico contra o Corinthians, em Itaquera.
Neste momento, é apenas de dois pontos a diferença entre os dois times - 57 a 55 pró-São Paulo. Na próxima rodada, até mesmo um empate do São Paulo, combinado com uma vitória do Grêmio, levará a uma troca de posições. Nesse caso, valerá o critério do número de vitórias.
Terminar o Brasileirão entre os quatro primeiros é considerado essencial pelo Grêmio para planejar a próxima temporada. É a garantia de que o time ingressará diretamente na fase de grupos da Libertadores, a partir de março. Se a vaga for conquistada via G-6, será preciso disputar a fase preliminar, com mata-mata já em fevereiro, quando os jogadores recém estiverem voltando de férias.
A simultaneidade de jogos com a Libertadores levou o Grêmio a preservar força máxima em algumas partidas do Brasileirão. Foi o que ocorreu no empate em 1 a 1 com o América-MG e na derrota por 4 a 3 para o Sport, duas equipes ameaçadas de rebaixamento. Com isso, não foi mais possível voltar ao G-4, uma parte da tabela em que o Grêmio se manteve na maior parte do campeonato.
Até o fim do Brasileirão, serão mais seis partidas. Duas delas contra adversários diretos na luta pelo G-4, São Paulo, dia 15, e Flamengo, 21. Confira a tabela nas últimas rodadas:
11/11 - Grêmio x Vasco
15/11 - São Paulo x Grêmio
18/11 - Grêmio x Chapecoense
21/11 - Flamengo x Grêmio
25/11 - Vitória x Grêmio
2/12 - Grêmio x Corinthians