O apito final do empate com o América-MG, neste sábado (20), pela 30ª rodada do Brasileirão, deu ao Grêmio a oportunidade de finalmente virar a chave e focar todas suas energias na partida contra o River Plate, na terça-feira (23), em jogo de ida da semifinal da Libertadores da América.
Na coletiva de imprensa em Belo Horizonte, Renato Portaluppi trouxe má notícia aos gremistas. O técnico confirmou os desfalques de Everton e Luan para o confronto e não quis falar sobre Ramiro e Léo Moura, que ainda estão no departamento médico. No entanto, o comandante deixou clara sua confiança nos possíveis substitutos para as vagas. O treinador ainda reconheceu que o desafio no Monumental de Núñez é grande.
— Eu acho que são quatro grandes clubes que chegaram à semifinal da Libertadores. Tudo pode acontecer é um confronto de 180 minutos. Dois grande clubes, duas grandes torcidas. Qualquer um pode passar. A gente respeita o River, mas pode ter certeza que eles também respeitam o Grêmio — afirmou.
Poupando titulares para enfrentar o Tricolor, o River Plate foi derrotado pelo Colón de Santa Fe por 1 a 0, na sexta-feira (19), pela Superliga Argentina. Jogando fora de casa, a equipe do técnico Marcelo Gallardo perdeu uma invencibilidade de 32 jogos que perdurava desde 24 de fevereiro. Após o jogo, o comandante argentino declarou que contra o Grêmio serão "avassaladores".
Mesmo não sendo característico do técnico, Renato amenizou o tom sugerido por Gallardo. O comandante reiterou que não se importa com a campanha do River na Argentina e pensa somente no jogo de terça-feira (23).
— Independentemente da equipe e de quantos jogos está invicto, uma hora vai acontecer. Acontece em qualquer parte do mundo, uma hora você vai perder. Mas se o River perder o Campeonato Argentino para a gente não interessa. Sobre as declarações dele eu não vi. A gente continua respeitando o River — completou Renato.
A direção gremista, por sua vez, vislumbra o melhor panorama para o confronto fora de casa. De acordo com Deco Nascimento, diretor de futebol do Grêmio, o objetivo é sair de Buenos Aires com o melhor resultado possível para trazer a decisão da vaga à Arena.
— Um 0 a 0 seria um bom resultado diante dessas deficiências que a gente têm (desfalques). O negócio é sair vivo e não tomar muitos gols lá para não poder reverter aqui — ressaltou.
O Grêmio faz um último treino em Porto Alegre, na tarde deste domingo. Na sequencia, a delegação embarca rumo a Buenos Aires, a partir das 20h. Segunda-feira (22) haverá um reconhecimento no Monumental de Núñez. O jogo está marcado para às 21h45min de terça-feira (23). A volta ocorre dia 30 de outubro, na Arena, no mesmo horário.