O projeto de título brasileiro do Grêmio ganhará força no mês de outubro. Com a boa vantagem na vitória por 2 a 0 no jogo de ida das quartas de final da Libertadores sobre o Atlético Tucumán, e as semifinais da competição prevista apenas para os dias 24 e 31 de outubro, o técnico Renato Portaluppi poderá usar força máxima no Brasileirão por, pelo menos, três rodadas seguidas.
A sequência decisiva conta com o confronto direto contra o Palmeiras, em São Paulo, no dia 14 de outubro. A direção do Grêmio trabalha nos bastidores da CBF para conseguir a desconvocação de Everton da Seleção Brasileira e contar com o atacante para a partida. Convocado para a seleção argentina extraoficialmente, Kannemann será outro desfalque.
A CBF ainda não divulgou o restante da tabela do Brasileirão, a última data informada é a da 30ª rodada. No dia 20 de outubro, o Grêmio enfrentará o América-MG, em Belo Horizonte. Pela projeção de datas da Conmebol, as semifinais da Libertadores ocorrem nos dias 24 e 31 de outubro.
— O Grêmio quer muito o Brasileiro. Enquanto a gente tiver força, a gente vai brigar, assim como pela Libertadores — afirmou Renato, na coletiva após a vitória sobre o Ceará.
Como o segundo turno das eleições está marcado para o dia 28 de outubro, a CBF deve marcar a 31ª rodada para o dia 27. A tendência, então, é de que o Grêmio poupe seus titulares para este confronto diante do Sport, se avançar na Libertadores, contra River ou Independiente.
Confira as datas das rodadas do Brasileirão:
6/10 - Grêmio x Bahia
14/10 - Palmeiras x Grêmio
20/10 - América-MG x Grêmio
27/10 (a confirmar) - Grêmio x Sport