Quatro pontos separam o Grêmio, quinto colocado, do São Paulo, o líder do Brasileirão. Até o dia 2 de dezembro, o time de Renato Portaluppi terá cinco rodadas para tirar a diferença e chegar ao título, uma conquista que, para torcida e direção, tem o mesmo valor da Libertadores. Das 12 partidas, sete serão longe da Arena, o que é sempre um complicador. Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo, adversários diretos na disputa pela taça, serão enfrentados longe do calor da torcida. Confira os adversários que o Grêmio terá pela frente e veja o que é possível esperar de cada partida.
27ª rodada
Fluminense - 29/9 (f)
A lesão do ligamento cruzado anterior do joelho direito, sofrida pelo centroavante Pedro, foi um duro golpe para o Fluminense. Um dos goleadores do campeonato, com 10 gols, ele poderá ficar fora dos gramados por oito meses e tira o brilho de uma equipe de trajetória já irregular no Brasileirão. Em crise financeira, o clube carioca já se dará por satisfeito se não afundar ainda mais na tabela de classificação.
Avaliação: um ponto está bom
No 1º turno: Grêmio 0x0 Fluminense
28ª rodada
Bahia - 6/10 (c)
A chegada do técnico Enderson Moreira teve reflexos positivos somente nas primeiras rodadas, quando o time adquiriu uma estabilidade que jamais tivera na competição. Três derrotas consecutivas, contudo, voltaram a gerar desconfiança entre os fanáticos torcedores, que viram a equipe de novo aproximar-se da zona de rebaixamento. O destaque do time é o atacante Gilberto, que já marcou sete vezes.
Avaliação: tem que ganhar
No 1º turno: Bahia 0x2 Grêmio
29ª rodada
Palmeiras - 14/10 - (f)
A chegada de Felipão reenergizou o Palmeiras. Contratado para o lugar de Roger Machado, o técnico valeu-se de sua profunda identificação com clube, diretoria e torcida para tirar o máximo de um grupo reconhecidamente qualificado. Mesmo com as atenções divididas com Libertadores e Copa do Brasil, o time não descuidou do Brasileirão e, pelo saldo de gols, assumiu a segunda posição na tabela. Neste momento, é o time que mais atemoriza os adversários.
Avaliação: pedreira
No 1º turno: Grêmio 0x2 Palmeiras
30ª rodada
América-MG - 20/10 - (f)
Recolocar o América-MG na trilha das vitórias foi a missão que levou o técnico Adilson Batista ao América-MG. A missão, muito bem executada, fez o time saltar na tabela e, neste momento, fazer parte do grupo dos classificados para a Sul-Americana. Já de olho nas semifinais da Libertadores, a partir da vitória fora de casa contra o Tucumán no primeiro jogo das quartas, o Grêmio poderá preservar nesta partida parte de seus titulares.
Avaliação: um ponto está bom
No 1º turno: Grêmio 1x0 América-MG
31ª rodada
Sport - 27/10 - (c)
A crise se instalou de vez na Ilha do Retiro com a derrota para o Palmeiras. O primeiro efeito foi a demissão do técnico Eduardo Baptista. Normalmente, a chegada de um novo comandante sempre resulta em recuperação. O tempo, porém, é curto até o jogo com o Grêmio. Com o agravante de que o time de Renato Portaluppi atuará na Arena, onde costuma se impor aos adversários.
Avaliação: tem que ganhar
No 1º turno: Sport 0x0 Grêmio
32ª rodada
Atlético-MG - 4/11 - (f)
Em 2016 e 2017, o Mineirão virou um dos palcos favoritos do Grêmio. Foi lá, por exemplo, contra o Atlético-MG, que o time encaminhou a conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil. Ainda assim, é preciso respeitar a equipe treinada por Thiago Larghi, que já chegou a ocupar a ponta da tabela e agora tenta pelo menos entrar na pré-Libertadores. O veterano Ricardo Oliveira tenta suprir a ausência de Róger Guedes, que foi negociado.
Avaliação: pedreira
1º turno: Grêmio 2x0 Atlético-MG
33ª rodada
Vasco - 11/11 - (c)
Por enquanto, ainda são tímidos os sinais de recuperação do Vasco a partir da chegada de Alberto Valentim, seu terceiro técnico no campeonato - os outros foram Zé Ricardo e Jorginho. A chegada do argentino Maxi López pouco agregou de qualidade ao time até o momento. Fora de campo, os problemas não são menores, dada a crise política que ainda coloca sob suspeição a eleição de quase um ano atrás.
Avaliação: tem que ganhar
No 1º turno: Vasco 1x0 Grêmio
34ª rodada
São Paulo - 14/11 - (f)
Depois de muitos anos, o São Paulo, por longo tempo a mais vitoriosa estrutura do futebol brasileiro, voltou a oferecer aos seus torcedores a perspectiva da conquista de um título de campeão nacional. Junto com Palmeiras e Inter, ocupa a parte de cima da tabela e tem no goleador Diego Souza uma de suas peças mais perigosas. Ainda que a fase seja de oscilação, a torcida confia na capacidade de agregação do técnico Diego Aguirre para seguir com o título em mente.
Avaliação: pedreira
No 1º turno: Grêmio 2x1 São Paulo
35ª rodada
Chapecoense - 18/11 - (c)
Exemplo de boa administração, a Chapecoense passou por cima de um orçamento enxuto e estabilizou-se nos últimos anos como clube de primeira divisão. Forçado a se reestruturar depois da tragédia aérea de 2016, o clube viu seu poderio dentro de campo diminuir e, neste ano, tem lutado com bravura para manter-se na Série A. Como o jogo é na Arena, não há como deixar de projetar mais três pontos para o Grêmio.
Avaliação: tem que ganhar
1º turno: Chapecoense 1x1 Grêmio
36ª rodada
Flamengo - 21/11 - (f)
Mais do que aliviar a situação do técnico Maurício Barbieri, a vitória por 2 a 1 contra o Atlético-MG, domingo, manteve o Flamengo como um dos postulantes ao título do Brasileirão. Pressionado, o treinador talvez agora opte por vez em escalar mais adiantado o talentoso Lucas Paquetá. Mas ainda será preciso fazer com que Vitinho alcance o melhor desempenho. Ainda assim, por jogar em seus domínios, o Flamengo é sempre um adversário de respeito.
Avaliação: pedreira
No 1º turno: Grêmio 2x0 Flamengo
37ª rodada
Vitória - 25/11 - (f)
Duas derrotas consecutivas, para Ceará e Botafogo, colocaram o Vitória em estado de alerta. Sem recursos financeiros, o que implica no atraso de pagamentos aos jogadores, o técnico Carpegiani tira o possível de um elenco em que o apenas atacante Neilton, autor de cinco gols, se sobressai. Os números refletem a fragilidade técnica: só nesta temporada, a equipe baiana já sofreu 80 gols.
Avaliação: um ponto está bom
No 1º turno: Grêmio 4x0 Vitória
Última rodada
Corinthians - 2/12 - (c)
A irregularidade tem sido a marca do Corinthians neste Brasileirão. A aposta de investir em técnico formado em casa, bem-sucedida com Fábio Carille, não foi exitosa com Osmar Loss, o time ficou no meio da tabela e, neste momento, a enorme distância dos líderes sepultou o sonho do bi. Nomes como Fagner, Jadson e Romero parecem insuficientes para fazer a torcida crer que o quadro se altere até o fim do campeonato.
Avaliação: tem que ganhar
No 1º turno: Corinthians 0x1 Grêmio