Os reservas do Grêmio fizeram neste sábado o que os titulares não conseguiram na quarta-feira: vencer o Flamengo. Com um gol de Jael e outro de Marinho, a equipe alternativa escalada por Renato Portaluppi venceu por 2 a 0 e saltou para o terceiro lugar no Brasileirão. Na sequência da rodada, a torcida será por um empate entre Inter e Atlético-MG para seguir no G-4.
Ainda na semana passada, após o jogo com a Chapecoense, Renato já havia anunciado time de reservas contra o Flamengo pelo Brasileirão. Quando a bola rolou no sábado, a promessa se cumpriu. Mas o treinador escalou um de seus titulares, o lateral-esquerdo Cortez, e também o centroavante Jael, de surpreendente recuperação após levar uma pancada no tornozelo.
Nos primeiros minutos, ainda que sem tanta intensidade, o Grêmio tentou repetir a estratégia de quarta-feira ao tentar marcar a saída de bola no campo de defesa do adversário. Com Douglas cadenciando o meio-campo, o time foi ao ataque aos dois minutos com Thaciano, que tentou finalizar da entrada da área, mas a bola explodiu em Marinho. Aos 12, o próprio Marinho arrancou da intermediária e arriscou chute por cima, sem maiores perigos a Diego Alves.
O Flamengo foi a campo com boa parte de seu time titular. O técnico Maurício Barbieri somente poupou a dupla de zaga, utilizando os reservas Juan e Thuller, e também deu descanso a Diego e Marlos Moreno, escalando Jean Lucas e Vitinho como substitutos. Ainda assim, a equipe carioca nem de longe exibia o mesmo volume ofensivo que teve na quarta-feira. Ainda que tivesse maior posse de bola, não conseguia criar chances de gol.
Assim, o Grêmio cresceu no jogo. Mas tinha dificuldades para ir ao ataque pelo lado direito, já que Marinho, um tanto desligado, não conseguia armar jogadas e era cobrado a todo instante por Renato. Pela esquerda, o time teve mais sucesso em uma boa dobradinha de Cortez e Pepê. Foi por este lado, inclusive, que o lateral entrou na área aos 25 e chutou na mão de Rodinei. O árbitro Rafael Traci, prontamente, marcou pênalti. Na cobrança, contudo, Jael cobrou rasteiro no canto esquerdo e Diego Alves saltou para fazer a defesa.
Depois da chance perdida, o Grêmio teve mais um problema. O zagueiro Bressan, que tinha se recuperado de lesão muscular durante a semana, voltou a sentir o problema e teve de ser substituído. Em seu lugar, ingressou o volante Matheus Henrique, o que fez Jailson recuar para a zaga ao lado de Paulo Miranda.
Mas antes do intervalo, Jael se redimiu do pênalti perdido. Aos 46, Leonardo fez bom cruzamento na área e o centroavante se chocou com Marinho antes de desviar a bola para a rede.
O camisa 9 ainda comemorou o gol com o supercílio sangrando e recebeu um curativo no vestiário.
Sem mudanças no segundo tempo, o Grêmio nem deu tempo para uma recuperação do Flamengo. Aos dois minutos, Jael recebeu na intermediária e deu um passe na medida para Marinho, que surgiu entre os zagueiros e tocou de primeira na saída de Diego Alves para ampliar o placar: 2 a 0.
Depois do pênalti perdido, tudo parecia dar certo para Jael. Aos 14, o centroavante disparou entre os zagueiros do Flamengo e deu ótimo passe a Pepê, que entrou livre na área e chutou sem força, para defesa tranquila de Diego Alves.
O Flamengo, no entanto, tentou ir ao ataque para descontar. Aos 20, Everton Ribeiro arriscou de longe, ao lado do gol de Paulo Victor. O técnico Barbieri também tentou reagir colocando Geuvânio, Marlos Moreno e Lincoln, que marcou o gol do empate na quarta-feira. E, aos 37, o próprio Lincoln arriscou com perigo para boa defesa do goleiro do Grêmio. Mas, ainda assim, o gol não veio e a torcida tricolor comemorou a vitória na Arena.