O Grêmio cedeu, aos 48 minutos do segundo tempo, um empate em 1 a 1 ao Flamengo. Após abrir o placar com Luan, a equipe de Renato Portaluppi recuou demais no segundo tempo e levou o gol no finalzinho de Lincoln. No jogo de volta, dia 15, no Maracanã, o time precisará vencer para se classificar no tempo normal. Uma nova igualdade levará a decisão para os pênaltis. Embora fosse válido pelo mata-mata das quartas de final da Copa do Brasil, o clássico entre gaúchos e cariocas tinha clima de decisão de campeonato na Arena. Com direito a recepção na entrada em campo com o estouro de canhões de fumaça azul e branca e Tite, técnico da Seleção, como espectador ilustre nos camarotes, o jogo exigia uma postura diferente por parte do Grêmio.
Contra um dos melhores times do país, Renato abdicou da posse de bola em nome da objetividade. O treinador, que escalou o time com o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira como titular e Bruno Cortez, ainda sem condições ideais, no banco, deu uma ordem clara a seus jogadores: chutar em gol. No total, foram 14 finalizações no primeiro tempo. Tanto foi assim que, logo aos 20 segundos, André ajeitou a bola para Luan finalizar para defesa do goleiro Diego Alves.
O Grêmio tratava de marcar a saída de bola desde a área do Flamengo, tentando sempre roubar a bola perto do gol adversário para arriscar uma conclusão. Com esta postura, o time levou perigo aos sete minutos, em tentativa de Everton, e aos oito em chute de Geromel. Mas as duas chances foram bloqueadas pela zaga do Flamengo. Ainda que tentasse encurralar o Flamengo, o Grêmio dava espaços para escapadas dos cariocas pelas laterais. Pela direita, Rodinei buscava arrancadas às costas de Marcelo Oliveira e, pela esquerda, Marlos Moreno levava perigo. Aos nove, o colombiano mandou chute forte para boa defesa de Grohe. Aos 22, Maicon errou passe e entregou a bola para Marlos Moreno, que disparou para a área e tocou para Cuéllar, que concluiu para fora.
Mas o Grêmio não recuou. Aos 26, o time de Renato voltou a criar chance com Luan, que tocou para Everton tentar uma finalização que parou na defesa do Fla. Também tentou mais chutes de fora da área, com Maicon, aos 27, e Cícero, aos 29, sem maiores perigos para Diego Alves, e também com Luan, aos 33, exigindo boa defesa do goleiro do Flamengo.De tanto insistir, o Grêmio chegou ao gol aos 37 minutos. Em grande jogada, Léo Moura driblou Marlos Moreno, tabelou com Ramiro e cruzou na medida para Luan mandar para as redes de Diego Alves. Um golaço, que foi o de número 300 na Arena.
Na volta do intervalo, Everton seguia elétrico. No primeiro minuto, o Cebolinha arrancou em velocidade e fez fila na zaga do Flamengo, mas na hora do passe para Ramiro concluir, foi bloqueado. O cenário, em poucos minutos, ficou claro: o Grêmio deixou a bola com os cariocas e apostou no contra-ataque.Ainda que perigosa, a estratégia era bem cumprida pelo sistema defensivo. Tanto que o Fla só tentava chegar ao ataque em cruzamentos ou com bola parada. Aí Geromel e Kannemann foram soberanos. Aos 17, após cobrança de falta de Everton Ribeiro, Uribe não teve espaço para cabecear. Aos 18, Diego recebeu de Renê e tentou conclusão fraca, defendida por Grohe.
O técnico Maurício Barbieri promoveu a estreia de Vitinho em sua equipe, que ganhou em velocidade. Mas o Grêmio seguia fechando espaços. Aos 22, Diego teve outra chance de bola parada, mas o chute explodiu na barreira. Aos 37, o cenário se repetiu e a zaga tricolor mais uma vez levou vantagem. Mas o Grêmio não conseguiu resistir ao ritmo intenso do Flamengo: aos 48 minutos, Renê tabelou com Everton Ribeiro, que foi ao fundo cruzar para Lincoln, que apareceu entre os zagueiros e empurrou a bola para a rede.
COPA DO BRASIL - QUARTAS DE FINAL (IDA) - 1º/8/2018
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura (Leonardo, 26'/2º), Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Cícero, Ramiro, Luan e Everton (Marinho, 31'/2º); André (Jael, 20'/2°).
Técnico: Renato Portaluppi.
FLAMENGO
Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar; Everton Ribeiro, Diego Lucas Paquetá e Marlos Moreno (Vitinho, 16'/2°); Uribe (Lincoln, 30'/2º).
Técnico: Mauricio Barbieri.
GOLS: Luan (G), aos 38 min, do primeiro tempo e Lincoln (F), aos 48, do segundo tempo.
ARBITRAGEM: Raphael Claus, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse (trio Fifa/SP).
LOCAL: Arena do Grêmio.
PÚBLICO: 40.075 (37.358 pagantes).
RENDA: R$ 1.919.531,00
PRÓXIMO JOGO - BRASILEIRÃO
GRÊMIO x FLAMENGO
Sábado, 4/8, 19h