Em vez de 11, um time com 12 titulares. Para preservar Léo Moura, 39 anos, do desgastante calendário de jogos do Grêmio, Renato promove um inédito rodízio na lateral direita que determina a utilização do ex-flamenguista apenas em partidas na Arena. Nas viagens, o escalado na posição será Leonardo Gomes, 22 anos.
O revezamento, a rigor, já havia tido início na vitória por 2 a 0 contra o Paraná, em casa, quando Léo Moura foi o único titular entre os 11 jogadores escalados por Renato. Na partida seguinte, na Argentina, contra o Tucumán, foi Leonardo Gomes quem atuou. Léo Moura retornaria no domingo, nos 3 a 2 frente ao Ceará.
— Falei ao Léo Moura que não adiantaria querer jogar duas vezes por semana e não render nas duas. É preferível jogar apenas um jogo, de preferência em casa, em que agredimos mais o adversário — explica Renato.
Ex-lateral-direito, com duas passagens pelo Grêmio, e hoje treinador, Patrício diz entender as razões de Renato para promover o rodízio. Observa que cada um dos dois jogadores envolvidos no revezamento tem características diferentes, próprias para cada local em que a partida é disputada.
— Fora, é mais conveniente para o time um jogador como Leonardo, que é mais alto, tem maior potência e compõe a linha de quatro. Em casa, ele precisa de alguém que atue com a bola no pé, como é Léo Moura. Eu queria ter jogado 10% do que ele jogou — sorri Patrício.
O desempenho justifica o rodízio. Após mais de duas décadas de carreira ainda um "obcecado" pelo cruzamento perfeito, Léo Moura deu, contra o Ceará, a preciosa assistência que Thonny Anderson aproveitou para marcar de cabeça. Na vitória contra o Tucumán, Leonardo, além de funcionar como marcador, foi quem iniciou a jogada do segundo gol, em um passe longo para Alisson, que fez o cruzamento certeiro para Everton.
— Saí de uma terceira divisão direto para brigar por títulos do Brasileiro e Libertadores. Amadureci muito durante esse período e pude ver o quanto ainda tinha para crescer como atleta — diz Leonardo, ao falar sobre a melhora de desempenho.
Em alta, o ex-jogador do Boa teve seu vínculo renovado até dezembro de 2021. Com contrato até dezembro, Léo Moura, que completará 40 anos dia 23 de outubro, ainda não sabe qual será seu destino em 2018. Se depender da palavra de Renato, um admirador declarado, ele ficará no Grêmio.
— É uma pena que o tempo passa para todo mundo. Léo Moura é um jogador que dá prazer assistir. É uma pena que o tempo passa para todo mundo — lamenta o treinador, responsável direto, junto com o ex-auxiliar Valdir Espinosa, pela contratação do jogador em janeiro de 2017, após a saída do lateral do Santa Cruz-PE.
Calendário de laterais *
29/9 - Fluminense - Brasileirão - (f) - Leonardo Gomes
2/10 - Tucumán - Libertadores - (c) - Léo Moura
6/10 - Bahia - Brasileirão - (c) - Léo Moura
14/10 - Palmeiras - Brasileirão - (f) - Leonardo Gomes
20/10 - América-MG - Brasileirão - (f) - Leonardo Gomes
27/10 - Sport - Brasileirão - (c) - Léo Moura
4/11 - Atlético-MG - Brasileirão - (f) - Leonardo Gomes
11/11 - Vasco - Brasileirão - (c) - Léo Moura
14/11 - São Paulo - Brasileirão - (f) - Leonardo Gomes
18/11 - Chapecoense - Brasileirão - (c) - Léo Moura
21/11 - Flamengo - Brasileirão - (f) - Leonardo Gomes
25/11 - Vitória - Brasileirão - (f) - Leonardo Gomes
2/12 - Corinthians - Brasileirão - (c) - Léo Moura
Total Léo Moura: 6 jogos
Total Leonardo Gomes: 7 jogos
* cada um deles jogará uma das partidas das semifinais da Libertadores, caso o Grêmio avance na competição
O retrospecto de cada um
Léo Moura
72 jogos
5 gols
9 assistências
Em 2018:
31 jogos
2 gols
5 assistências
Leonardo Gomes
31 jogos
2 assistências
Em 2018:
15 jogos
1 assistência