![Carlos Macedo / Agencia RBS Carlos Macedo / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/24433646.jpg?w=700)
Apesar da polêmica com a data do Gre-Nal, o presidente Romildo Bolzan afirmou que o Grêmio não vê problema em enfrentar o Inter no dia 9 de setembro, mesmo que esteja desfalcado pelas convocações de Everton e Kannemann. A pauta que o clube levou até a Conmebol, e depois apresentada à CBF, é a discussão da construção de um calendário que respeite as orientações da Fifa e permita que os clubes tenham força máxima na busca pelos títulos. Após a vitória sobre o Corinthians, Romildo falou em entrevista coletiva que seria necessário "suspender a rodada e encontrar outra data".
— O Grêmio não vai formalizar pedido sobre o Gre-Nal, nosso debate é muito mais profundo. Não estou preocupado em transferir rodadas, isso é consequência de fazer um calendário inadequado. Acho que fui mal-entendido, propus um debate muito mais profundo. O calendário é a coisa mais importante no futebol. Quero um debate sobre o que é mais importante. Acho que o Gre-Nal irá se manter no dia 9, isso não é problema. Só queremos manter o equilíbrio técnico, que se suspendam o calendário durante as datas Fifa para as seleções — afirmou Romildo.
De volta da reunião na sede da Conmebol, o presidente do Grêmio afirmou que fez uma solicitação na última segunda-feira durante o encontro na entidade. Em nome dos clubes brasileiros, Romildo pediu que a Conmebol acione as confederações nacionais para iniciar uma readequação dos calendários.
— Fizemos uma manifestação. Meu termo foi pedir socorro à Conmebol, para articular com as federações locais uma forma de reorganizar o calendário. Estamos debatendo a consequência da causa, que é ainda de um calendário adequado.
Após o pedido ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, Romildo também conversou com Manuel Flores, diretor de competições da CBF, e reforçou a pauta do Grêmio pela readequação do calendário do futebol brasileiro. Pelos argumentos apresentados por Flores, a tendência é de que apenas os jogos das semifinais da Copa do Brasil devem ser alterados de data.
— Já fiz à solicitação ao Manuel Flores, conversamos muito sobre isso. A CBF estuda uma solução, tentarão ajustar para minimizar o impacto das consequências. Existe boa vontade. Não é chororô, quero entrar na questão mais importante que é a causa: o calendário. Estou preocupado em discutir o que é importante para o futebol. Os clubes não tem como manter plantel para todas as competições. Não é desejo dos clubes, queremos disputar e entrar para ganhar em tudo que disputamos. Queremos ajustar um calendário adequado, em que uma competição não prejudique a outra.