O Grêmio apenas empatou com o Cruzeiro na Arena. A equipe de Renato Portaluppi saiu atrás no placar, buscou o empate com Everton e perdeu a oportunidade de vencer ao desperdiçar um pênalti com Luan. Após o jogo, o treinador analisou o desempenho do time na partida.
—O nosso primeiro tempo não foi muito bom, o Cruzeiro fez uma marcação boa. Mas foi igual, tirando o gol. No segundo tempo, foi diferente. Empatamos, tivemos a chance no pênalti. Quanto às equipes jogarem retrancadas, não é surpresa nenhuma. As melhores seleções do mundo tiveram dificuldades na Copa contra equipes retrancadas, não vai ser o Grêmio que não vai ter. Infelizmente, saímos atrás. Se fosse o contrário, eles teriam que se abrir, e aí teríamos o espaço. Uma equipe ou outra, aqui na Arena, vai se dar bem, mas a maioria não.
Sobre o pênalti perdido, Renato isentou o camisa 7, voltou a falar sobre sua atuação contra o Corinthians na última rodada e também lembrou que o jogador tem créditos com ele, com o grupo e com a torcida. Apesar disso, disse que o atacante vai dar um tempo nas cobranças.
— Esses problemas do Luan, ou de outro jogador, não vou expor em público. O Luan fez uma belíssima partida contra o Corinthians. Não é que hoje ele tenha jogado mal, mas infelizmente errou o pênalti. Isso acontece, já vi craques errarem pênaltis em Copa do Mundo. Não é por causa de um pênalti que vamos esquecer o que ele fez pelo Grêmio. O Luan tem muito crédito com todo mundo, comigo, com a torcida. Vamos dar um tempo com ele em termos de cobranças de pênaltis. Mas pezinhos no chão, não podemos esquecer o que Luan fez por nós, pelo amor de Deus. Não vamos crucificar um jogador que, até pouco tempo, foi o melhor jogador na América e que merecia estar na Copa do Mundo.
Veja outros trechos da entrevista de Renato:
"Acima de tudo, a gente está criando. O Grêmio não é o melhor ataque da competição. Temos a melhor defesa, mas estamos entre os melhores ataques. Pelo menos a gente tem criado. A gente não enfrentou qualquer equipe também. Se perguntassem, antes dos jogos, se quatro pontos contra o Corinthians e o Cruzeiro estava bom, eu diria que sim. O problema é que ganhamos fora e empatamos em casa. Ninguem vai ganhar todos os jogos. Brasileirão é assim"
"O Douglas é um jogador muito inteligente que poderia deixar alguém na cara do gol a qualquer momento. Quando ele entrou, coloquei a equipe mais pra frente ainda, pra ele achar algum companheiro em boas condições. Ele joga de cabeça em pé. Se tivesse entrado a bola do pênalti, todos estariam falando que as substituições foram belíssimas"
"A gente trabalha para jogar bem durante os 90 minutos, nem sempre é possível. É muito difícil uma equipe jogar bem o tempo todo. O Grêmio vem bem no campeonato. No primeiro tempo, erramos muitos passes e proporcionamos o contra-ataque pro Cruzeiro. Acontece, não é que tenhamos jogador mal. Se o Grêmio abre o placar, a história seria diferente. No segundo tempo, o Grêmio amassou a equipe do Cruzeiro. No final das contas, merecíamos ter ganho. Nem sempre vamos ganhar"
"Realmente, o Léo Moura tem uma certa idade. Mas o Léo Moura é o Léo Moura. Não temos que ficar achando defeito só porque empatamos. O Grêmio tem muito crédito. Estamos bem no campeonato e estamos bem na Libertadores"
"O Douglas ficou 18 meses sem jogar, está voltando aos poucos. Não esta na melhor forma física, precisa perder mais uns dois, três quilos. É difícil colocar um jogador assim e ele render de cara. Ele está se readaptando. Não é fácil ficar um ano e meio parado"
"O Inter e o São Paulo, que não tenho nada a ver, são obrigados a brigar pelo título. Jogam 50 e poucas partidas durante o ano, o Grêmio 70, é só ver o número de partidas. Apesar de tudo, o Grêmio está brigando ali em cima. Quatro ou cinco pontos não é muita coisa no Campeonato Brasileiro"
"O Grêmio é o grupo que mais treina pênaltis no Brasil. Estamos na Libertadores e até semana passada, estávamos na Copa do Brasil. Vocês não enxergam porque eu não deixo. Os portões estão fechados. Não é por causa de treinamento que estamos errando. Vamos seguir treinando. Isso não me preocupa. Ganhamos a Recopa nas cobranças de pênaltis. Concordo que errar quatro pênaltis é ruim, mas não está tudo tão errado assim"
"O Everton pra mim não é surpresa nenhuma. Vem se destacando há bastante tempo. Cobramos, conversamos e corrigimos. Ele soube escutar. É um garoto que vem jogando muito e merecidamente está na Seleção Brasileira. A tendência é que a confiança dele aumente e seu rendimento cresça ainda mais. Pode ter certeza que ele vai crescer muito, vai nos ajudar e esperamos que ajude na Seleção também"