O fim de semana será de despedida de Arthur. Nesta sexta-feira (5), Grêmio e Barcelona chegaram a um acordo quanto a ida do jogador ainda em julho, em vez de janeiro de 2019, como estipulava a negociação original, entabulada no final do ano passado. Para apresentar o substituto de Iniesta dia 11 de julho, na Ciutat Esportiva, seu local de treinamentos, o clube espanhol pagará em uma só parcela os 26 milhões de euros (R$ 119,3 milhões) ainda restantes - outros 4 milhões haviam sido pagos no começo deste ano.
É praticamente certo que Arthur viajará neste fim de semana para assinar um contrato de seis anos com o Barcelona. Assim, a convocação de uma entrevista coletiva marcará a despedida de um dos jogadores de mais meteórica ascensão da história do clube. Dia 20 de abril do ano passado, Arthur foi escalado entre os reservas na partida contra o Guaraní-PAR, em Assunção, pela Libertadores. Assumiu em definitivo a titularidade dia 14 de maio, na 1ª rodada do Brasileirão, na vitória por 2 a 0 contra o Botafogo, na Arena. Em setembro, foi convocado por Tite para a Seleção Brasileira. Sua venda, por 30 milhões de euros (R$ 137,7 milhões), fora as variáveis, também é a maior história do Grêmio.
A negociação foi marcada por sobressaltos. Em dezembro, ao publicar uma foto de Arthur com a camisa do Barcelona, a direção do clube catalão provocou ira entre os dirigentes gremistas, mal estar só contornado pela nota oficial em que os espanhóis se desculpavam. Em abril, surgiram os primeiros rumores sobre a tentativa do Barcelona de abreviar a apresentação, ante a decisão de Iniesta de deixar o clube. Para isso, seria preciso abrir uma vaga na lista de estrangeiros, o que ocorrerá com a saída do colombiano Mina ou a obtenção de cidadania espanhola por parte de Philippe Coutinho.
A pressa do Barcelona em levar Arthur neste momento não se justifica apenas pela saída de Iniesta, que atuará no Japão. Considerado uma revelação da base, o volante Aleña sofreu lesão e não poderá se apresentar na abertura da temporada.
A negociação
Arthur sairá do Grêmio por 30 milhões de euros
4 milhões de euros foram pagos em março como adiantamento
Os restantes 26 milhões de euros serão pagos entre 15 e 20 de julho
O Grêmio receberá mais 1 milhão de euros quando Arthur completar dez jogos com a camisa do Barcelona
Outro valor variável, em torno de 9 milhões de euros, ainda será pago ao Grêmio por conta de renovações de contrato e convocações de Arthur para a Seleção Brasileira