Após a derrota para o Palmeiras, o técnico Renato Portaluppi reconheceu a superioridade do adversário na Arena. O treinador lamentou que o Grêmio tenha desperdiçado as chances criadas, mas afirmou que segue tranquilo para a sequência da temporada. Confira a análise de Renato sobre a partida:
Avaliação do resultado
"Acima de tudo, um grande jogo. Duas grandes equipes buscando o gol. O Palmeiras foi mais feliz, criou e teve a competência de fazer o gol. Criamos e não conseguimos fazer o gol. É normal no Brasileirão, ganha e perde. Enfrentamos uma grande equipe, as duas melhores campanhas da Libertadores. Não vamos ganhar todas. Sempre é difícil. Nosso objetivo é buscar o maior número de pontos. No momento que vem uma cobrança, o Brasileirão não é apenas jogo em casa. Temos 16 pontos e estamos no bolo da frente".
Desempenho na Arena
"O Grêmio consegue vitórias fora da casa e na frente da torcida não estamos conseguindo, o que poderia nos dar a liderança. Não estou reclamando, as equipes jogam fechadas e fora de casa precisam sair mais. Hoje o Palmeiras foi melhor. Temos que dar os méritos ao adversário, tivemos mais competência na hora de fazer os gols. Vida que segue, começamos a trabalhar a partir de amanhã para o América.
Qual lição da derrota?
"A lição que tiro é que minha equipe esteve bem, o Grêmio não vai vencer todos os jogos. Criamos e não fizemos. A lição é que temos que ter mais tranquilidade. No último passe, estamos tomando a decisão errada. É caprichar um pouco mais. Gostei da equipe. Vou me preocupar quando jogarmos mal e não criarmos. Enfrentamos um grande adversário e tropeçamos em casa. É pensar no América-MG neste próximo domingo".
Atuações de André
"Todo jogador tem uma fase que não é boa. Atacante quando não faz gol é cobrado. Mas é um jogador de muita qualidade, que vai nos ajudar. Daqui a pouco a bola começa a entrar. O Luan, no ano passado, ficou seis jogos e depois saiu da má fase e começou a fazer gol de tudo que é jeito. O André está fazendo alguns trabalhos especiais que pedi. Ele veio para o Grêmio por ter qualidade"
Problemas físicos da equipe
"Tem coisas que nós conversamos entre nós. Estamos sofrendo com algumas baixas, não vou ficar aqui lamentando. Tenho um grupo e vou elogiar eles. Estamos passando por uma fase de muitas lesões, acontece aqui e em outros lugares, É passar confiança a quem entra. Quanto a falta de concentração, cobro muito isso e cobrei no vestiário. Tem que ter concentração total. As coisas acontecem muito rápido. É coisa para conversarmos entre nós".
Opção por Leonardo Gomes
"O Leonardo passou por um período de adaptação desde a sua chegada. É bom jogador, escolhi o Leonardo Gomes. O Léo Moura passou mal está noite e jogou o Leonardo Gomes, que já tinha jogado bem contra o Bahia. Quem recebe oportunidade precisa aproveitar. Por isso o Leonardo Gomes jogou hoje."
Derrota aconteceu pelo conhecimento do Roger deste grupo do Grêmio
"Eu conheço bem o Palmeiras também. É difícil esconder alguma coisa de quem você vai enfrentar. O CDD nos passa tudo, assistimos o adversário. Foi um grande jogo, entre duas grandes equipes. As duas melhores equipes da Libertadores. As duas equipes criaram, mas o Palmeias foi mais feliz. Infelizmente deixamos de pontuar em casa.
Questão física atrapalhou contra o Palmeiras?
"São situações que acontecem em todos os clubes. Já notaram que as equipes que enfrentam o Grêmio sempre fazem a melhor partida. Contra o Grêmio, todos dão a vida. Todos querem ganhar do Grêmio. Parece que é uma final de Copa do Mundo. Temos que estar preparados. Todos dão a vida. Temos que continuar fazendo nosso trabalho. Bola para frente, domingo tem mais. Vamos ver se conseguimos recuperar todos".
Sobre adversários pós copa
"Trabalhar em time grande é isso, disputar várias competições. Nossos problemas nem começaram. Os problemas maiores virão após a Copa. Não tem jeito. As outras equipes que disputam três competições. O primeiro semestre já teve problemas de lesões no Brasil. É matar ou morrer. Nos finais de semana tem Brasileirão. Mas vão dizer que não dá para poupar ninguém".