Adversário do Grêmio nesta quarta-feira pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o Goiás não tem como ser colocado como um "inimigo" desconhecido dos tricolores. No grupo atual, 10 jogadores já tiveram alguma relação com o Rio Grande do Sul. Até o técnico, Hélio dos Anjos, já trabalhou por aqui com alguma frequência.
Colônia xavante
Cinco jogadores do Goiás nesta temporada atuaram recentemente pelo Brasil de Pelotas. São eles: o lateral esquerdo Breno, o volante João Afonso, o zagueiro Brock, o meia Rafinha e o atacante Felipe Garcia. Destes, apenas o lateral Breno e o zagueiro Brock são titulares.
Breno, 23 anos. Paulista de Teodoro Sampaio, o lateral esquerdo chegou ao Goiás nesta temporada depois de defender o Brasil de Pelotas em 2017. Ele passou pela base do Grêmio entre 2013 e 2016.
Brock, 26 anos. Gaúcho de Arroio do Meio, o zagueiro começou na base do Grêmio em 2008. Depois rodou por Canoas, Novo Hamburgo, Juventude, Aimoré e Brasil de Pelotas. Em 2017, ajudou o Paraná no acesso para o Brasileirão.
Rafinha, 25 anos. Paulista, o meia foi revelado pelo Audax e atuou no Brasil em 2017.
João Afonso, 23 anos. Catarinense de Criciúma, o volante começou no Inter em 2013, onde ficou até 2015. Dali passou por Chapecoense, Criciúma e Brasil de Pelotas até chegar no Goiás em janeiro deste ano.
Felipe Garcia, 27 anos. Gaúcho de Porto Alegre, o atacante se destacou no Xavante em 2016. Antes, começou a carreira no São José, tendo passado ainda por Aimoré, Santo Ângelo e Pelotas.
Outras ligações
Além dos jogadores com passagem pelo Brasil-PEL, outros cinco atletas do Goiás estão ligados ao Rio Grande do Sul. O zagueiro David Duarte, de 23 anos, nasceu em Rio Grande mas não jogou por aqui. Está na base do Goiás desde 2014.
O volante Elyeser nasceu no Pará mas recentemente (2017) se destacou no Caxias do técnico Luis Carlos Winck. No ataque, os goianos contam com Lucão, que aos 26 anos já jogou no Porto Alegre, no Ypiranga de Erechim, no Caxias e no Cruzeiro-RS; e Júnior Viçosa, que atuou pelo Grêmio com Renato Portaluppi de técnico em 2011. Fechando a lista, a mais recente contratação: o meia Renato Cajá, que não enfrentará o Grêmio nesta quarta. Aos 33 anos, ele acumula passagens pelo Juventude (2007) e pelo próprio Grêmio (2009).
Hélio dos Anjos ficou marcado no Grêmio
Além dos 10 jogadores, o técnico do Goiás também tem relação com o Estado. Hélio dos Anjos completou 60 anos em março e por aqui treinou o Juventude em 1991, 2001 e 2005. E passou também pelo Caxias em 2015. Mas ficou marcado no Grêmio. Em julho de 1997, Hélio assumiu o tricolor no lugar de Evaristo de Macedo. A passagem durou apenas quatro meses, abreviada por goleadas para o Inter no Olímpico (2x5), Santos na Vila (0x3), Palmeiras no Parque Antártica (1x5) e Guarani no Olímpico (1x4). Foram apenas nove vitórias em 29 jogos. Hélio está na sua sexta passagem pelo Goiás. A primeira foi em 1995.