Renato Portaluppi concedeu sua primeira entrevista coletiva de 2018. De contrato renovado por mais um ano, brincou com o fato de não ter parado de trabalhar durante o período de férias. Ao comentar um possível aumento nas cobranças sobre o grupo, o treinador garantiu que está preparando seus atletas para mais conquistas.
— No momento que você começa a conquistar títulos, a responsabilidade aumenta. No momento que você não conquista, a cobrança aumenta. Nosso torcedor está bastante empolgado, senti isso na pele lá no Rio de janeiro. Muitos me procuraram para bater foto. Eles estavam carentes de títulos. Agora, eles querem mais. Eu falo pra eles que eles tem que gostar de ganhar, ganhar e ganhar. Ganhando, a gente faz a alegria de todo mundo.
Renato lamentou o fato de ter poucas opções de centroavantes no mercado, mas disse que o clube está atento e que vai dar o tiro certeiro. Também pediu paciência à torcida em relação à chegada de reforços. Questionado sobre um possível interesse do Palmeiras em Geromel, Renato garantiu que ele não está na vitrine.
— Tudo que se passa no clube eu sei. Procuro ajudar sempre que possível. Conversei bastante com o presidente nas férias. Nem mais um jogador do Grêmio vai sair desses que foram citados. A não ser que seja uma situação especial, que possa acontecer com Arthur e Luan. Eles podem ser negociados, vai depender do clube e da proposta. No mais, tudo está no controle.