Em seu discurso de saudação aos jogadores, Renato Portaluppi disse que o êxito obtida na temporada passada fará aumentar ainda mais a cobrança sobre o grupo em 2018. Reconheceu que será difícil alcançar o mesmo sucesso, mas prometeu trabalhar para isso. Contou, também, que praticamente não teve paz durante seu período de descanso devido aos agradecimentos que diariamente recebia dos torcedores no Rio. Grupo que esteve no Mundial de Clubes retornou às atividades na tarde desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho.
— O ano será de muita cobrança pelo que vocês fizeram no ano passado, por aquelas conquistas maravilhosas. A torcida ficará cada dia mais exigente. E isso é culpa de vocês também — afirmou o técnico, como forma de elogio ao elenco.
Sem citar nomes, Renato disse ter sido muito perturbado durante suas férias. Pode ter sido uma referência ao executivo André Zanotta, sentado bem em sua frente e que sorriu durante a afirmação.
Ao encerrar, mandou um recado aos jogadores que, por vezes, se excedem fora de campo.
— Espero que alguns tenham matado bastante a sede durante as férias para a gente poder trabalhar. Tamo junto — encerrou o treinador.