A chegada do empresário André Cury à Capital, prevista para esta sexta-feira (26), abre um novo capítulo na novela Arthur. Pela primeira vez, o Barcelona poderá fazer uma oferta oficial pelo volante do Grêmio, a quem monitora desde 2017, quando suas boas atuações passaram a gerar elogios em todo o país e garantiram uma convocação para a Seleção Brasileira para os dois últimos jogos das Eliminatórias, contra Bolívia e Chile.
A vinda de Kury é noticiada nesta sexta-feira pelo diário catalão Mundo Deportivo, segundo o qual já existe até um acordo financeiro entre o jogador e o clube. Kury virou notícia em dezembro passado, ao vazar a foto de Arthur com a camisa do Barcelona, o que gerou uma forte reação contrária do Grêmio. Dias depois, o clube espanhol pediu desculpas de forma oficial.
A rigor, ainda falta o acordo financeiro. O Barcelona precisaria negociar com o Grêmio, detentor de 60% dos direitos do volante, com o próprio jogador (proprietário de 20%) e com o investidor Celso Rigo (20%).
— Não sei se chega (o representante do Barcelona). Não conheço proposta — disse o presidente Romildo Bolzan Júnior.
Questionado sobre se o Grêmio aceitaria 30 milhões de euros (R$ 117 milhões) pelos seus 60%, foi direto:
— Só para o Grêmio, sim.
O Barcelona, contudo, estaria disposto a pagar este valor pelos 100%, algo que Bolzan rejeita.
A janela de transferências para a Europa se encerra no dia 31 de janeiro. Outra alternativa do Barcelona é pagar menos do que o fixado na multa rescisória (50 milhões de euros, ou R$ 195,5 milhões) e levar o jogador apenas na metade do ano.