A expectativa da direção do Grêmio é que o ano de 2017 não seja o fim de um ciclo vencedor, que seguiu o pentacampeonato da Copa do Brasil em 2016 e passou pelo tricampeonato da Libertadores. Na avaliação do vice-presidente de futebol, Odorico Roman, o clube se arma para conquistar mais títulos — apesar de admitir a tristeza com a derrota para o Real Madrid na final do Mundial de Clubes.
— O que fica do jogo foi que o Grêmio enfrentou uma equipe com uma superioridade absurda, é uma seleção de seleções. Conseguiu jogar, perdeu de 1 a 0, perdeu o campeonato mundial que era um objetivo nosso. Mas o balanço que a gente pode fazer do ano é que foi um ano muito bom. Temos recebido inúmeras manifestações de apoio e reconhecimento da torcida. O Grêmio, eu digo isso para a torcida, está apenas entrando em um círculo virtuoso. O Grêmio está se preparando para, nos próximos anos, ter muitas conquistas. Podem ter certeza que nos próximos dois anos o Grêmio vai conquistar mais títulos — assegurou.
Na avaliação de Odorico, o Grêmio não errou na questão estratégica na final do Mundial:
— O Real Madrid é um time muito perigoso. Se o time se expõe demais, abre espaços, e eles jogam com muita facilidade. O Grêmio não se encolheu. Tentamos fazer uma marcação à média pressão, um pouco alta quando possível, tivemos algumas dificuldades no meio-campo. Eles tiveram o controle de bola, mas não conseguiram penetrar. O primeiro tempo acabou com apenas um chute no gol do Grêmio. Nossa dificuldade maior foi na armação. Sentimos falta do Arthur, Maicon poderia ter agregado muito, mas voltando de cirurgia fica difícil. Viemos para cá com uma espernaça de ganhar o campeonato, mas sabíamos que era muito difícil — admitiu.
O Grêmio já renovou os contratos de Léo Moura e Cortez para 2018. Odorico confirmou a saída de Lucas Barrios e disse que a direção ainda negociará a permanência de Fernandinho.
— A decisão é realmente de que o Barrios não vai ficar conosco. (...) O Marinho é um jogador que teve uma temporada boa, desperta algum interesse, mas não tivemos nenhum contato. Entendemos que tem algumas alternativas que podem ter um melhor custo-benefício — completou.
O Grêmio iniciará o Gauchão com a equipe de transição. Em tese, o primeiro compromisso de expressão do Tricolor na próxima temporada é a Recopa Sul-Americana diante do Independiente, marcada para os dias 7 e 21 de fevereiro, mas o clube tenta adiar o torneio.