Pela primeira vez, o Grêmio terá de passar por uma semifinal no Campeonato Mundial de Clubes. O adversário será conhecido neste sábado, no duelo entre Pachuca-MÉX e Wydad Casablanca-MAR. Os mexicanos chegam ao torneio com o título da Copa dos Campeões da CONCACAF - a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe. Já os marroquinos se garantiram no Mundial ao vencerem a Liga dos Campeões da África.
O Pachuca chega aos Emirados Árabes Unidos depois de jogar 47 partidas em 2017. Bom lembrar que o Grêmio já fez 77 - 30 a mais que os mexicanos. No currículo da temporada, o Pachuca ficou em décimo lugar no Torneio Clausura do Mexicano, venceu a Copa dos Campeões da Concacaf, está na final da Copa do México contra o Monterrey dia 22 deste mês e é o atual 12.º no Torneio Apertura do Mexicano.
PACHUCA EM 2017
47 jogos
20 vitórias, 13 empates e 14 derrotas. Gols: 64x46
Goleadores
12 gols - Guzmán e Jara
06 gols - Lozano e Honda
05 gols - Urretaviscaya
04 gols - Sagal
03 gols - Cano
02 gols - González, Gutiérrez, Martínez, Puch e Murillo
01 gol - Sánchez, López, Herrera, Alvarado, Botta e Pérez
Finalista da Copa do México 2017
O Pachuca disputa o título da Copa do México nesta temporada contra o Monterrey. A partida será dia 22, em Guadalupe, região metropolitana de Monterrey, no Estádio Bancomer. Nesta competição, o time venceu seis partidas e empatou uma. Marcou 15 gols e só sofreu um. Cano, Guzmán e Honda são os artilheiros com três gols cada. O Pachuca já eliminou Atlante, Tijuana, Atlético Zacatepec, Querétaro e Cimarrones de Sonora.
Campeão Continental
Na "Concachampion", a Copa dos Campeões da Concacaf, o Pachuca fez a fase classificatória em 2016, eliminando Olimpia de Honduras e Police United de Belize. Nas etapas de mata-mata, em 2017, despachou Saprissa da Costa Rica, Dallas dos Estados Unidos e o Tigres do México na decisão.
Histórico com Brasileiros
O Pachuca enfrentou o Atlético-PR na Copa Sul-Americana de 2006. Na semifinal, venceu em Curitiba por 1 a 0 e no México por 4 a 1, passando de fase. Vencendo a Sul-Americana, o Pachuca habilitou-se a disputar a Recopa 2007 contra o Inter que havia vencido a Libertadores do ano anterior. Os mexicanos venceram por 2 a 1 em casa e levaram 4 a 0 no Beira-Rio, ficando com o vice-campeonato.