Um dos artilheiros do Grêmio na temporada, Lucas Barrios saiu do gramado do estádio Monumental de Guayaquil satisfeito com o desempenho da equipe. Mesmo que não tenha sido decisivo para a vitória por 3 a 0, que encaminhou a vaga na final da Libertadores, o atacante destacou o rendimento coletivo do time.
— Acho que recuperamos o nosso futebol. Sofremos muitas baixas e conseguimos ser efetivos. O time está de parabéns e precisa ter a cabeça no lugar para não ser surpreendidos.
Para o centroavante paraguaio, o ponto-chave para o sucesso se deu por conta do gol logo no início.
— Sabíamos do caldeirão que era aqui e os primeiros minutos seriam difíceis. Encontramos o gol logo cedo e achamos os espaços. Em Porto Alegre precisamos manter a concentração ao longo dos 90 minutos para carimbar o nosso passaporte para a decisão.
No jogo da volta, na Arena, a missão será mais fácil, já que nesta fase da Libertadores ainda há gol qualificado fora de casa. Então, o Grêmio se classifica com qualquer vitória, empate e até com derrotas por dois gols de diferença. A partida só irá para os pênaltis se o Barcelona repetir o placar do Equador, o 3 a 0.
A equipe equatoriana só se classifica com vitória por quatro gols de diferença ou por três, desde que marque ao menos quatro vezes, por exemplo: 4 a 1 e 5 a 2.