Em conjunto com a Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá alterar o procedimento de saída dos torcedores depois da partida entre Grêmio e Barcelona-EQU, nesta quarta-feira (1º/11), na Arena.
O objetivo, conforme Zigomar Galvão, gerente de fiscalização de trânsito da EPTC, é evitar a lentidão que habitualmente impacienta motoristas na saída da Arena. Carros que saírem pelos portões 4 e 5 e pelo estacionamento E2, na parte externa da Arena, deverão tomar o sentido da esquerda, na região oeste do estádio, de onde serão direcionados diretamente para a BR-448 (Rodovia do Parque). Ao final de um trajeto de aproximadamente sete quilômetros, encontrarão o retorno de ingresso na freeway.
— Esses carros não poderão cruzar a Leopoldo Brentano e seguir pela Frederico Mentz, que não comporta tantos veículos e acaba se tornando um complicador para o trânsito. A intenção é fazer a descompressão do bairro — explica Zigomar.
Na prática, diz o gerente, o motorista irá rodar um pouco mais, "mas chegará mais cedo em casa".
Antes da partida, será repetida a inversão parcial da Voluntários da Pátria, entre a Rua Graciano Camozzato (Rua Cinco) e a Avenida Padre Leopoldo Brentano. Uma medida que, conforme a EPTC, tem dado bons resultados.
— A torcida tem sido nossa parceira e chegado bem antes, o que facilita nossa operação. O maior problema é mesmo depois das partidas, o que pretendemos amenizar agora — afirma Zigomar.
EPTC, Comando de Policiamento da Capital e 9° Batalhão da Polícia Militar também emitiram nota solicitando que a torcida não tranque os corredores que levam à Arena, sob pena de atrasarem a chegada do ônibus que levará a delegação.