Parte da rua Voluntários da Pátria terá trânsito invertido nesta quarta-feira para facilitar o acesso de torcedores à Arena no jogo entre Grêmio e Cruzeiro. A decisão será anunciada ao final de reunião prevista para esta terça-feira, no estádio, entre representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Grêmio e Arena Porto-Alegrense.
A inversão deverá se dar a partir da rua 5, que se localiza a 550 metros da rotatória da avenida Padre Leopoldo Brentano. Ali se situa o ponto mais crítico para circulação e cria-se uma espécie de funil para os carros que tentam chegar ao estacionamento, circulando praticamente junto com os torcedores.
Leia mais:
Arena projeta público de 42 mil pessoas para Grêmio x Cruzeiro
CBF sorteia Marcelo Aparecido de Souza para apitar Grêmio x Cruzeiro
Sem negociações, Odorico projeta permanência de Luan: "Temos confiança nessa renovação"
– A inversão não será total. Não adianta inverter o trânsito por três ou mais quilômetros, a partir da Sertório. Temos que cuidar do ponto em que o problema é maior – destaca Zigomar Galvão, gerente de fiscalização de trânsito da EPTC, que participará da reunião desta terça.
Para que a inversão possa ser posta em prática, os promotores do evento, no caso Grêmio e Arena Porto-Alegrense, deverão auxiliar com recursos financeiros para compra de materiais de sinalização viária, como cones, cavaletes e placas de orientação de trânsito.
Outra medida que, de acordo com a EPTC, irá tornar menos estressante a chegada à Arena é a liberação da alça da RS-448, medida já testada em Grêmio e Godoy Cruz, na semana passada. A única preocupação é organizar uma fila indiana para o deslocamento dos carros e, com isso, preservar a integridade física das pessoas que circulam no entorno do estádio.
– Funcionou muito bem no último jogo. Mas é uma manobra perigosa e os motoristas precisam andar com responsabilidade – afirma Zigomar.
O gerente de fiscalização adverte que a solução total da dificuldade de acesso à Arena é praticamente impossível. Seria preciso, afirma Zigomar, que os dois estacionamentos tivessem maior capacidade para absorver a chegada de veículos.
– Não se colocam milhares de carros lá dentro em uma hora. É impossível. Mas algumas medidas podem ser tomadas para amenizar o problema. É o que buscamos em parceria com o Grêmio – diz.
*ZHESPORTES