De volta ao Grêmio após servir Tite na Seleção, Luan deverá ter, depois da viagem ao Rio de Janeiro para os jogos com Vasco e Botafogo, uma nova rodada de reuniões com a direção para definir sua renovação. Após o término da janela de transferências da Europa, o clube trata como prioridade a prorrogação do contrato do atacante até setembro de 2020. Mas três pontos impedem o acordo.
Na tarde de quarta-feira, Luan se apresentou normalmente a Renato no CT Luiz Carvalho e trabalhou com bola junto aos colegas. Por estar sem jogar uma partida completa desde 23 de agosto, quando o Grêmio foi eliminado da Copa do Brasil pelo Cruzeiro, no Mineirão, o atacante deve iniciar a partida com o Vasco, em São Januário, neste sábado. Afinal, jogou somente nove minutos pela Seleção contra o Equador, na Arena, e não entrou em campo contra a Colômbia. Por isso, precisará retomar ritmo de jogo.
Leia mais
Com volta de Luan, Renato dá pistas do time que utilizará contra o Vasco
Ex-colega no Fenerbahçe, Deivid avalia Cristian, volante do Grêmio
Cristian entra no BID e está liberado para fazer sua estreia pelo Grêmio
Fora de campo, a negociação entre seu empresário Jair Peixoto e a direção ainda não avançou. Embora o próprio Luan já tenha dito publicamente que deseja estender seu vínculo e que não deixará o clube de graça, há obstáculos a superar. O primeiro deles é a questão salarial.
Em sua primeira oferta, o clube triplicaria os vencimentos do atacante, chegando próximo a um patamar de R$ 500 mil mensais, o que o igualaria aos nomes mais valorizados do elenco, como o goleiro Marcelo Grohe e o zagueiro Geromel. A soma, contudo, ainda estaria abaixo das pretensões de Luan.
Outro entrave é que o Grêmio não teria aceitado, em um primeiro momento, o pagamento de luvas para concretizar o acordo. Mas segundo o diretor de futebol Saul Berdichevski, em uma reunião realizada olho no olho com Luan, o atacante se comprometeu a estender seu contrato.
– Estamos pensando igual, jogador e o clube. Fizemos uma oferta muito boa. E ele poderá fazer uma contraproposta, esta valorização é natural. O Grêmio está aberto a negociar – observa Berdichevski.
Um ponto crítico da negociação que precisará ser superado diz respeito à multa rescisória. O Grêmio exige que o valor atual de 25 milhões de euros (R$ 92,5 milhões) seja mantido. O staff de Luan tenta baixá-lo. Um montante intermediário, na casa de 22 milhões de euros, chegou a ser debatido. Mas como a útima reunião do clube com Jair Peixoto ocorreu há quase dois meses e naquela época a janela de transferências estava aberta, não houve acordo.
– O Grêmio não abre mão dos valores de multa. Será mantido o valor atual, até como forma de proteção ao clube – garante Berdichevski.
O empresário de Luan ainda aguarda que o Grêmio o convoque para uma nova reunião. Como o próprio jogador já disse, não há pressa para um acordo.
– Quando o Grêmio nos procurar, vamos sentar e ouvir o que eles têm para dizer – diz Peixoto.
ZHESPORTES