As quartas de final do Gauchão iniciaram na sexta-feira (8) e foram encerradas neste domingo (10). No primeiro dia, o Caxias levou a melhor sobre o São José, na Serra, ao vencer por 1 a 0. No sábado (9), o Inter venceu o São Luiz, no Beira-Rio, por 3 a 0. Horas depois, em Bagé, o Guarany recebeu o Juventude e acabou derrotado por 4 a 0. No último jogo da fase, o Grêmio venceu o Brasil de Pelotas por 2 a 0.
Assim, São José, São Luiz, Guarany e Brasil de Pelotas deram adeus ao torneio. De um lado da semifinal, estão Inter e Juventude, enquanto que no outro estão Grêmio e Caxias. Diferente das quartas, a próxima fase conta com jogos de ida e volta.
Caxias 1 x 0 São José
O Caxias está mais uma vez nas semifinais do Campeonato Gaúcho. Mantendo a invencibilidade sob o comando de Argel Fuchs, a equipe grená venceu o São José por 1 a 0, com gol de Vitor Feijão, na noite de sexta-feira (8), no Estádio Centenário.
Inter 3 x 0 São Luiz
O Inter venceu, convenceu e avançou à semifinal do Gauchão ao golear o São Luiz por 3 a 0, no Beira-Rio, na tarde de sábado (9). Os gols do jogo foram marcados por Enner Valencia e Igor Gomes, no primeiro tempo, e Mauricio, na etapa final.
Guarany de Bagé 0 x 4 Juventude
O Juventude mostrou força e poder de reação no Estrela D'Alva, em Bagé. No jogo único das quartas de final do Gauchão, o time alviverde deu fim à sequência negativa na temporada, goleou o Guarany de Bagé por 4 a 0 e confirmou sua vaga entre os quatro melhores do Estadual. Gilberto, duas vezes, Jean Carlos e Rildo marcaram os gols da partida de sábado (9), todos na segunda etapa.
Grêmio 2x0 Brasil de Pelotas
O caminho do Grêmio para a semifinal teve uma retranca rubro-negra pela frente. Depois de um primeiro tempo de insistência, e mais espaço na segunda etapa, o Tricolor venceu o Brasil-Pel por 2 a 0 na Arena e avançou sem sustos nas quartas de final do Gauchão. Cristaldo e Diego Costa marcaram os gols gremistas.