O Caxias está mais uma vez nas semifinais do Campeonato Gaúcho. Mantendo a invencibilidade sob o comando de Argel Fuchs, a equipe grená venceu o São José por 1 a 0, gol de Vitor Feijão, na noite desta sexta-feira (8), no Estádio Centenário.
O confronto foi o primeiro das quartas de final do Estadual. Na próxima fase o time grená vai enfrentar Grêmio ou Brasil-Pel, que se enfrentam no domingo. Antes de iniciar a disputa por uma vaga na decisão, o Grená vai encarar o Bahia, terça-feira, dia 12, às 21h30min, no Estádio Centenário, pela segunda fase da Copa do Brasil.
O começo da partida foi de um Caxias se impondo mais uma vez dentro de casa. Logo aos cinco minutos, após cobrança de escanteio e um desvio parcial da defesa, Emerson Martins arriscou de fora da área. A bola ainda bateu no meio do caminho e ficou perfeita para Vitor Feijão jogar para o fundo das redes. Em um primeiro momento, o bandeira anotou impedimento. Porém, com a ajuda do VAR e dois minutos de revisão, Douglas da Silva confirmou o gol: 1 a 0 Caxias.
A resposta do Zeca veio aos 12 minutos. Após lançamento de Carrilho, Fredson se esticou todo na pequena área, mas não alcançou a bola. Em um jogo mais truncado e com faltas fortes dos visitantes, o Caxias seguiu mais eficiente e com o controle das ações.
Aos 28 minutos, um impasse tomou conta do gramado do Centenário. Jogadores do São José, que estavam no banco de reservas, foram acionados pela Polícia Militar para prestarem depoimento por conta de um suposto ato de injúria racial, ainda antes de a bola rolar. Depois de mais de 13 minutos de paralisação, a situação foi definida, com o acordo de quem um atleta e o assessor de imprensa do time da Capital fariam o registro após o jogo. Neste momento, o torcedor do Caxias já havia sido detido.
Com 20 minutos de acréscimos, o São José voltou a assustar aos 46, em cobrança de falta de Rafael Carrilho rente ao travessão. Na resposta, finalizou de fora da área, sem direção. O Caxias seguia melhor e, aos 55, Gabriel Silva fez grande jogada pelo lado direito e rolou para Emerson Martins finalizar firme. Fabio fez grande defesa e evitou o segundo gol.
Logo na sequência, em cobrança de escanteio de Dudu Mandai, Cézar Henrique testou forte para o chão e Fábio espalmou mais uma. Outra defesaça do camisa 1 do Zeca para fechar o primeiro tempo.
Expulsão e jogo tenso
Em busca da reação, China Balbino sacou o zagueiro Itambé e colocou em campo o atacante Ariel. A mudança deixou o jogo mais franco e o novo jogador do São José quase empatou aos seis minutos, em finalização de dentro da área.
No lance seguinte, aos sete, Gabriel Silva recebeu pela esquerda, avançou em velocidade, pedalou e finalizou de pé esquerdo. Também com o pé, o goleiro Fábio fez mais uma boa intervenção, evitando o segundo gol grená.
Aos 12, em uma jogada no campo de ataque grená, Gabriel Silva tentou a roubada de bola e acabou acertando o tornozelo do jogador adversário. Após revisão do VAR, o camisa 9 grená acabou expulso.
Com a inferioridade numérica, Argel Fuchs colocou Álvaro na vaga de Peninha. E o São José foi mais incisivo no ataque. Aos 21, Matheuzinho cabeceou no canto e Volpi defendeu.
Aos 25, no primeiro lance após entrar em campo na vaga de Vitor Feijão, o atacante Robinho trombou com o defensor do Zeca, ganhou e mandou para as redes. Após o gol ser validado em um primeiro momento, o lance acabou anulado após revisão no VAR.
A partir daí, o São José mostrou mais volume e rondou a área grená. Aos 37, em um dos tantos cruzamento para a área, Fredson cabeceou na pequena área e Volpi fez uma grande defesa mostrando muito reflexo.
Até o final da partida, o Caxias se manteve firme na defesa e contou com outra ótima intervenção de Volpi e uma participação decisiva do zagueiro Cézar Henrique para evitar o gol do empate. Assim, com o quarto jogo sem sofrer gols, o time grená confirmou a sua classificação. Vaga garantida nas semifinais. É a quinta vez nos últimos seis anos em que o Caxias se coloca entre os quatro melhores no Estadual.
FICHA TÉCNICA
Caxias 1x0 São José
Quartas de final - Gauchão 2024
Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Caxias
Fabian Volpi; Marcelo, Denílson, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba (Geilson, 40/2º), Elyeser (Pedro Cuiabá, 40/2º), Emerson Martins (Matheus Rocha, 40/2º) e Peninha (Álvaro, 17/2º); Gabriel Silva e Vitor Feijão (Robinho, 23/2º). Técnico: Argel Fuchs
São José
Fabio, Fredson, Itambé (Ariel, int.) e Jadson (Roberson, 35/2º); Matheuzinho, Samuel (Marquinhos, 23/2º), Carrilho, Nonato (Augusto, 40/2º), Calazans e Marcílio; Renê. Técnico: China Balbino.
Gols: Vitor Feijão (C), aos 5min, no primeiro tempo.
Expulsão: Gabriel Silva (C).
Amarelos: Marcelo, Pedro Cuiabá (C); Calazans, Itambé, Matheuzinho, Ariel, Renê (S).
Árbitro: Douglas da Silva, auxiliado por Maira Moreira e Fagner Cortes. No VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima.