Um torcedor do Caxias foi detido na noite desta sexta-feira (8) pelo 4º Batalhão de Polícia do Choque (4ºBPChq) da Brigada Militar (BM) após fazer um gesto de injúria racial em direção a jogadores do São José. O caso foi registrado antes mesmo do início da partida entre os dois times no Estádio Centenário. Mais tarde, o jogo chegou a ficar paralisado por 13 minutos.
De acordo com o major Diego Soccol, do 4ºBPChq, o torcedor foi identificado com o auxílio da torcida do Caxias e levado até Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Caxias do Sul.
Segundo a delegada plantonista Ketlin Borges, testemunhas eram aguardadas na delegacia para dar início ao flagrante e verificar se o torcedor detido é, de fato, o que cometeu o suposto crime. A partir dos depoimentos, o caso poderá ser enquadrado como racismo ou injúria racial.
A previsão era de que os jogadores do São José e o assessor do clube fossem até a delegacia para prestar depoimento ao final da partida.
Aos 29 minutos do primeiro tempo, já com 1 a 0 no placar, o jogo foi paralisado quando China Balbino, técnico do Zeca, reclamou após ser informado que um dos seus jogadores, o zagueiro Tiago Pedra, precisaria deixar a partida para dar um depoimento sobre o caso de injúria racial.
O treinador ficou furioso e chegou a pedir o fim do duelo. Houve um impasse na questão sobre o momento de os atletas se apresentarem para registrar o boletim de ocorrência. Ficou definido, após a parada, que isso ocorreria ao final da partida pelo Campeonato Gaúcho.
Caxias emite nota
Pelo X, o Caxias emitiu uma nota informando que identificou quem cometeu ato de racismo. Confira a íntegra:
A S.E.R. Caxias informa que, em conjunto com seus torcedores, identificou o indivíduo que, conforme os atletas do São José denunciaram, cometeu ato de racismo.
O mesmo já foi retirado do Estádio e encaminhado às autoridades para sequência da ocorrência.
A S.E.R. Caxias enaltece que repudia veementemente o racismo e qualquer outro tipo de preconceito, e que sempre fará de tudo para combater em nosso estádio ou em qualquer outro lugar.