O Gauchão terá uma novidade no formato para 2024. Representantes dos 12 clubes participantes se reuniram na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), na tarde desta quarta-feira (29) e votaram pela inclusão das quartas de final. A nova etapa terá jogo único e é a primeira alteração na fórmula do Estadual desde 2021.
Além disso, ficou estabelecida a data de início da competição: 20 de janeiro. Os jogos serão distribuídos aos finais e meios de semana e ocuparão as 16 datas disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Ainda será definida a data da Recopa Gaúcha, entre Grêmio e São Luiz, em Ijuí. Uma tabela base foi apresentada aos clubes, mas as rodadas os dias e horários ainda serão confirmados. As finais estão previstas para 31 de março e 7 de abril.
Na fase classificatória, o sistema segue o mesmo. Os times se enfrentam em turno único. Os oito melhores avançam para as eliminatórias. As semifinais e a final têm jogos de ida e volta. A discussão sobre o modelo do Gauchão foi a portas fechadas no auditório da FGF, sem acompanhamento da imprensa.
Os novos integrantes da Série A serão Santa Cruz e Guarany de Bagé, que subiram da Divisão de Acesso em 2023. Também estarão na primeira divisão Grêmio, Inter, Caxias, Juventude, Ypiranga, São José, Brasil, Novo Hamburgo, Avenida e São Luiz.