Até segunda ordem, o Esportivo é o campeão da Divisão de Acesso de 2022. A equipe de Bento Gonçalves fez valer o fator local e bateu o Avenida por 1 a 0 na tarde deste domingo (24). Apesar da festa organizada pelos torcedores na Montanha dos Vinhedos, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) não pôde homologar o título e nem distribuir medalhas e troféu aos vencedores por conta de uma determinação do Supertior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Dentro de campo, a equipe da Serra construiu a vitória ainda no primeiro tempo, com gol marcado pelo atacante João Pedro. O placar mínimo garantiu a conquista à equipe treinada por Carlos Moraes que, no duelo de ida, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, havia buscado o empate por 1 a 1 nos minutos finais. O resultado, porém, terá de passar pelo crivo do Pleno do STJD, em julgamento agendado para o dia 4 de agosto.
Vice-campeão, o Avenida foi denunciado com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por ter utilizado nove jogadores (oito jogaram e um nono recebeu cartão amarelo no banco de reservas) que haviam atuado na primeira divisão de campeonatos estaduais no primeiro semestre. O regulamento da competição prevê que apenas oito poderiam ter participado da partida.
O jogo em questão ocorreu no dia 15 de maio, em um clássico com o Santa Cruz, ainda pela fase classificatória. Na ocasião, o zagueiro Léo Santos, contratado junto à Luverdense-MT, foi advertido do banco de reservas, o que configuraria a utilização dos nove atletas. No gramado, já estavam o lateral-direito Marcão (ex-Patrocinense-MG), o zagueiro Micael (ex-Novo Hamburgo), o lateral-esquerdo Raphael Soares (ex-Aimoré), os volantes Jessé (ex-URT-MG) e Jhonata Lima (ex-Bahia de Feira de Santana-BA), e os atacantes Lucas Lopes (ex-Luverdense), Dandan (ex-Luverdense-MT) e Tadeu (ex-Paraná e Joinville).
À época, o entendimento da maioria dos auditores do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) foi de absolvição, já que a denúncia foi apresentada após o encerramento da fase classificatória. Embora quem tivesse entrado com a ação fosse o São Gabriel, o beneficiado com a perda de pontos do Avenida seria o Inter-SM, que terminou a primeira fase da Divisão de Acesso na quinta colocação, com três pontos a menos que o time de Santa Cruz do Sul. O São Gabriel foi o sexto, mas monitorava o caso desde maio, quando ainda tinha chances de se classificar.
Caso os tribunais mantenham o resultado de campo, Esportivo e Avenida disputarão a primeira divisão do Gauchão em 2023.
Ficha técnica
Divisão de Acesso - Jogo de volta da final - 24/7/2022
ESPORTIVO 1x0 AVENIDA
ESPORTIVO
Copetti; Marcio Lima (Wagner), Chicão, Tairone e Magal; André Oliveira, Fabrício, Hippolito (Wallacer), Cris Magno (Talles), Caio Vieira (Iury); João Pedro. Técnico: Carlos Moraes.
AVENIDA
Rodrigo; Lucas Lopes, Micael, Jessé e Raphael (Matheus); Jonatha, Carrilho, Toto (Alexandre), Arisson (Xandy), Dandã (Ayala) e Tadeu (Leo Bahia). Técnico: Márcio Nunes.
GOL: João Pedro (E), aos 14min do 1º tempo.
LOCAL: Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.