O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou, neste sábado (23), que não seja homologado e declarado o campeão da Divisão de Acesso, nem seja atribuída qualquer premiação ou entrega de troféus ou medalhas por parte da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), na partida de domingo (24) entre Esportivo e Avenida. Isso só poderá acontecer depois de uma decisão final do Pleno do STJD.
O relator do recurso afirmou que a decisão precisou ser tomada em menos de 24 horas de análise e, por isso, "para não prejudicar o calendário, o mais razoável é não atender o pleito de suspensão do campeonato".
A determinação refere-se ao recurso interposto no STJD de decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do RS (TJD/RS), que declarou a decadência para apuração de irregularidade de atuação de atleta do Avenida, em partida da fase classificatória.
O clube de Santa Cruz foi denunciado por infringir o artigo 24º do regulamento da Divisão de Acesso, que permite apenas que oito jogadores que haviam atuado na Primeira Divisão dos campeonatos regionais do primeiro semestre sejam utilizados por cada equipe.
O Avenida teria usado nove (oito entraram em campo, mas um recebeu o cartão amarelo no banco). O time foi denunciado ao TJD-RS baseado no artigo 214 do CBJD (Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente). O processo foi incluído na pauta da Procuradoria do STJD do dia 4 de agosto.