Em um jogo onde não conseguiu impor seu jogo, o Esportivo saiu com um bom resultado na primeira partida da final da Divisão de Acesso do Gauchão. Em Santa Cruz do Sul, neste domingo (17), a equipe de Bento Gonçalves saiu perdendo para o Avenida, mas buscou o empate no final da partida e pode confirmar o título no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, no próximo domingo (24).
Quem vencer na Serra, será o campeão da Série A-2. Em caso de novo empate, o título será decidido nos pênaltis. O técnico Carlos Moraes, do Esportivo, foi expulso após o gol alviazul e não poderá ficar à beira do campo na final.
O primeiro tempo no embarrado gramado dos Eucaliptos foi de poucas oportunidades. O time da casa buscava as chegadas pelos lados do campo, enquanto o Tivo tentava explorar os contra-ataques.
Aos 11 minutos, Lucas Lopes cobrou falta pela direita, a defesa alviazul foi fazer o corte mas acabou tocando, assustando o goleiro Copetti, que acompanhou a bola sair pela linha de fundo. No minuto seguinte, Raphael Soares encontrou Jeferson na área. O atacante do Avenida limpou a marcação, mas tocou para fora.
O Esportivo até tentou criar mais no primeiro tempo, mas foi do Avenida a principal chance da primeira etapa. Aos 43, Arisson recebeu da intermediária ofensiva e arriscou. Copetti precisou se esticar para fazer a defesa e garantir a igualdade ao intervalo do jogo.
Na volta dos vestiários, o Avenida seguiu criando mais. Aos cinco minutos, Dandan chutou de fora da área e novamente Copetti apareceu bem. Aos 10, foi o Esportivo quem levou perigo. Cris Magno cobrou falta para o meio da área e Rodrigo Mamá antecipou os atacantes alviazuis, segurando firme a bola.
Quando as oportunidades começavam a ficarem escassas, veio a abertura do placar. Aos 20 minutos, Dandan cobrou escanteio pela esquerda, o experiente zagueiro Micael subiu e tocou de cabeça. A bola ainda bateu no pé da trave antes de ir para o fundo das redes: 1 a 0 Avenida.
Atrás no placar, o Esportivo tentou sair mais para o jogo, mas foi o time da casa que quase fez o segundo aos 29. Em contra-ataque, Jhonata cruzou da direita e Tadeu cabeceou, mas Copetti segurou com tranquilidade.
A primeira grande chance do Esportivo só veio aos 35. Chicão chegou na área, desviou de cabeça e por muito pouco João Pedro não empurrou para o fundo das redes. Na resposta, aos 37, Carrilho puxou contra-ataque e encontrou Tadeu. O atacante tentou a finalização, mas errou o alvo.
Quando o time da casa já administrava o resultado, veio o empate alviazul. Após falta cobrada para a área, João Pedro aproveitou o erro na marcação de Avenida e empurrou para o fundo da rede: 1 a 1 nos Eucaliptos e ninguém com vantagem para o jogo da volta, no próximo domingo (24), em Bento Gonçalves.