O Inter ganhou, o Grêmio avançou. No segundo clássico da semifinal do Gauchão, o Tricolor soube administrar a vantagem obtida na partida de ida e, mesmo com derrota por 1 a 0, se classificou graças aos três marcados no Beira-Rio. A equipe vai em busca do penta em dois confrontos com o Ypiranga, com primeiro duelo em Erechim e a decisão em Porto Alegre.
Ao Inter, resta um consolo de ter conseguido a segunda vitória sobre o rival em 2022, segunda também na história da Arena, mas nada adiantou. Ficará duas semanas aguardando o começo do Brasileirão.
No clássico, o Grêmio não teve qualquer surpresa. Anunciado desde domingo, Thiago Santos foi o escolhido para substituir Villasanti, convocado para a seleção paraguaia.
O Inter, sim, mudou bastante. Cuesta foi para o banco, abrindo espaço para Kaique Rocha e Bruno Méndez serem os zagueiros. Sem laterais esquerdos, Medina optou por escalar Liziero, que já tinha ocupado essa função no São Paulo. No meio-campo, recuou Edenilson para formar dupla com Gabriel e determinou um trio com Taison, Mauricio e David, fechando o ataque com Wesley Moraes.
A primeira tentativa foi do Grêmio. Elias recebeu um balão para a área, a defesa colorada parou e ele se atrapalhou na hora de dominar, saindo com bola e tudo para a linha de fundo. A segunda que resultou em finalização foi uma cobrança de escanteio de Campaz, rasteira. Bruno Alves tentou de letra, Daniel defendeu sem dificuldades.
A resposta do Inter não virou gol graças a Brenno. Bustos achou Mauricio nas costas da defesa. O meia fez um cruzamento perfeito, na medida, para David. Sozinho, ele cabeceou e o goleiro gremista operou um milagre. Aos 13, o Grêmio voltou a chegar. Rodrigues arrancou da defesa, passou por dois e entregou para Bitello. O volante bateu, mas alto.
Até pela necessidade do resultado, o Inter tomava iniciativa. Não conseguia, mais uma vez, concluir. Duas vezes, chegou a levar a bola à linha de fundo, mas os cruzamentos foram improdutivos. Em uma tentativa de ataque, aos 35, David esticou demais a bola e trombou com a defesa do Grêmio. No lance, o jogador colorado sentiu uma lesão e precisou sair. Em seu lugar entrou Caio Vidal.
No último lance do primeiro tempo, Bustos recebeu em profundidade pela direita e fez um cruzamento rasteiro. Wesley se antecipou a Geromel mas concluiu por cima. Os times voltaram do vestiário sem alterações.
E o Inter recomeçou atacando. Taison cruzou da esquerda, Brenno interveio cortando para fora da área, Bustos tentou de primeira, Geromel cortou. No minuto seguinte, o Grêmio levou perigo com Campaz, que superou Liziero e chutou forte, perto da trave.
Novamente o Inter levou perigo. Caio Vidal pegou rebote, passou por Nicolas e cruzou no segundo pau. Wesley teve vantagem, mas cabeceou por cima. Com o jogo mais morno, Roger mexeu no time aos 13: Ferreira, após mais um mês fora, voltou a campo, no lugar de Elias.
Aos 19, a Arena presenciou uma cena de rara beleza. Era uma falta para o Inter a cerca de 10 metros do bico da área, pela esquerda. Taison não se importou. Encheu o pé direito e achou o ângulo de Brenno. Um golaço, Inter 1 a 0.
O gol reacendeu as esperanças coloradas. No minuto seguinte, Liziero foi lançado na área, deu um balãozinho em Thiago Santos e cruzou para trás. A zaga cortou, no rebote, Gabriel chutou e Geromel salvou a bola que ia na direção do gol.
Roger tomou providências. Thiago Santos saiu de campo vaiado, entrou Gabriel Silva. Ao mesmo tempo, Rodrigues, exausto, deu lugar a Sarará. Gabriel Silva, em sua primeira participação, quase empatou.
Após cobrança de escanteio, ele subiu e cabeceou, Daniel fez boa defesa. Mauricio, no minuto posterior, obrigou Brenno a espalmar um chute cruzado, quase sem ângulo, da esquerda. Aos 34, Brenno defendeu do outro lado, em tentativa de Edenilson.
Nos minutos finais, o Inter tentou já na base do desespero diminuir a diferença. A tensão cresceu. Houve lançamento de rojões embaixo de onde estava a torcida do Inter e sinalizadores acesos tanto no setor visitante quanto na outra ponta.
Depois, Bruno Méndez e Ferreira trocaram empurrões e foram expulsos. Outros atletas, na confusão, entraram em campo. Mas o tumulto foi controlado.
O Grêmio administrou o resultado e comemorou a classificação. O ano que parecia ser apenas de sacrifício pode dar a taça do Gauchão mais uma vez.
GAUCHÃO - SEMIFINAL (VOLTA) - 23/03/2022
GRÊMIO (0)
Brenno; Rodrigues (Sarará, 23'/2ºT), Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos (Gabriel Silva, 23'/2ºT), Lucas Silva e Bitello (Fernando Henrique, 44'/2ºT); Elias (Ferreira, 13'/2ºT), Campaz (Janderson, 44'/2ºT) e Diego Souza
Técnico: Roger Machado
INTER (1)
Daniel; Fabricio Bustos, Bruno Méndez, Kaique Rocha e Liziero; Gabriel (Johnny, 43'/2ºT), Edenilson, David (Caio Vidal, 38'/1ºT), Mauricio (Gustavo Maia, 45'/2ºT), Taison (Matheus Cadorini, 43'/2ºT); Wesley Moraes
Técnico: Alexander Medina
GOLS: Taison (I) aos 19 minutos do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS: Maurício, Gabriel (I); Nicolas, Brenno e Ferreira (G)
CARTÕES VERMELHOS: Bruno Méndez (I); Ferreira (G)
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
PÚBLICO E RENDA: 33.837 (31.821 pagantes); R$ 2.305.320,00
ARBITRAGEM: Leandro Pedro Vuaden , auxiliado por Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel. VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
PRÓXIMO JOGO
GAUCHÃO — FINAL
26/03/2022 — 16H30MIN
YPIRANGA X GRÊMIO