O Ypiranga é o primeiro finalista do Gauchão 2022. O feito inédito foi conquistado após vencer o Brasil-Pel por 3 a 1, revertendo a desvantagem do jogo de ida. Erick Farias, duas vezes, e Hugo Almeida marcaram os gols do Canarinho. Luizinho descontou para o Xavante, que desperdiçou um pênalti aos 47 minutos do segundo tempo, com Marllon.
Além de um lugar na decisão, o Ypiranga garantiu uma vaga na Copa do Brasil 2023 e a premiação de R$ 200 mil por ser o time do interior melhor classificado na competição. Agora, o time de Erechim espera o vencedor do Gre-Nal para conhecer o seu adversário na final do Gauchão.
Precisando reverter a desvantagem de um gol do jogo de ida, o técnico Luizinho Vieira contou com o retorno de três titulares importantes que não iniciaram a partida em Pelotas: os laterais Gedeílson e Diego Porfírio e o volante Lorran. A equipe adotou uma proposta ofensiva desde os primeiros minutos. Com a vantagem, o Brasil-Pel se postou com os 10 jogadores atrás da linha da bola e abusou da catimba, mas não conseguiu evitar dois gols da equipe da casa na primeira etapa.
Depois de duas investidas que passaram próximas do gol do Brasil, o Canarinho conseguiu abrir o placar com Erick Farias, aos 25 minutos. Após bate e rebate na área, o volante Falcão serviu Marcelinho, que desviou a bola e encontrou Erick, que invadiu a área em velocidade. O atacante chegou antes da marcação e mandou para as redes, abrindo o placar para o Ypiranga.
Neste momento, o placar agregado estava igualado em 1 a 1. Entretanto, a alegria do time de Erechim durou pouco, pois o gol de empate do Brasil veio logo na saída de bola. Aos 26 minutos, Marcelinho lançou Thiago Santos, que fez o pivô para Luizinho, próximo a entrada da área. O camisa 20 chutou de canhota, a bola desviou no volante Lorran e foi no canto direito. O goleiro Edson ainda tocou na bola, porém não conseguiu evitar o gol de Luizinho, empatando a partida e recolocando o time pelotense na liderança do placar agregado.
A intensidade da partida persistiu, e o Ypiranga partiu para o ataque em busca do segundo gol, que saiu seis minutos depois, em jogada característica da equipe de Erechim: a troca de passes. O acabamento da jogada teve Gedeílson chegando na linha de fundo e servindo o centroavante Hugo Almeida, que apareceu livre e mandou para as redes, fazendo 2 a 1 para Canarinho.
Se no jogo de ida quem teve atuação destacada foi Vitor Luiz, no Colosso da Lagoa o goleiro Marcelo fez a diferença para o Brasil aos 47 minutos. Matheusinho chutou de bico e o arqueiro Xavante fez grande defesa.
O segundo tempo começou com características semelhantes ao primeiro. Ypiranga ocupando mais o campo ofensivo e Brasil em bloco baixo, reagindo com contra-ataques. E, assim como na etapa inicial, ambas equipes construindo oportunidades.
O Brasil quase conseguiu o empate em duas oportunidades. Aos 10 minutos, Marllon cobrou falta que passou raspando o travessão. Aos 17, o volante Luiz Menezes arriscou de longe e o forte chute raspou a trave. No entanto, quem voltou a balançar as redes foi o Ypiranga, com um golaço que lhe colocou pela primeira vez na frente do placar agregado.
Aos 24 minutos, após passe de trivela de Lorran às costas de Marcelinho, Erick Farias recebeu dentro da área e, na saída do goleiro Marcelo, o atacante tocou por cobertura, de cavadinha, e mandou para as redes, fazendo 3 a 1.
O Ypiranga conseguiu controlar o placar até o final da partida, porém o final foi dramático. Aos 42 minutos, Luizinho foi derrubado por Bispo, dentro da área, e o árbitro Douglas Silva não marcou o pênalti. Chamado pelo VAR, o árbitro corrigiu e assinalou a penalidade. Para a decepção dos Xavantes e alegria dos canarinhos, Marllon chutou fraco, no canto esquerdo, e o goleiro Edson defendeu com tranquilidade.
FICHA TÉCNICA
Ypiranga 3x1 Brasil
Gauchão
Semifinal— 23/3/2022
BRASIL-PEL
Marcelo; Marcelinho, Fernando Fonseca, Helerson e Gabriel Araújo (Henrique Ávila, INT); Luiz Menezes (Léo Ferraz, 35'/2º), Karl (Ruan, 22'/2º) e Marllon; Luizinho, Thiago Santos (Bruno Paulo, 22'/2º) e Paulo Victor (Joanderson, 35'/2º). Técnico: Jerson Testoni.
YPIRANGA
Edson; Gedeílson, Carlos Alexandre, Bruno Bispo e Diego Porfírio; Lorran, Falcão (Marcão, 51'/2º) e Marcelinho (John Lennon, 30'/2º); Matheus Santos, Hugo Almeida (Jefferson, 37'/2º) e Erick Farias (Vitinho, 30'/2º). Técnico: Luizinho Vieira.
GOLS: Erick Farias, aos 25 do primeiro tempo e aos 24 do segundo, Hugo Almeida, aos 31 do primeiro tempo; Luizinho (B), aos 26 do primeiro tempo;
CARTÕES AMARELOS: Marcelo, Marllon, Gabriel Araújo, Fernando (B); Marcelinho, Matheus Santos, Hugo Almeida (Y)
CARTÃO VERMELHO: Matheus Santos (Y)
ARBITRAGEM: Douglas da Silva, Maurício Penna e Luiza Reis; VAR: Rodrigo Miranda
LOCAL: Colosso da Lagoa, Erechim