Todo gremista tem um gol inesquecível em Gre-Nal narrado pelo Pedro Ernesto Denardin. Nesta quarta-feira (23), quando o narrador da Rádio Gaúcha narrará o seu clássico de número 100, ele conta e comenta cinco gols memoráveis do Grêmio narrados em partidas contra o maior rival. Leia e ouça:
1) O primeiro gol
Inter 1 x 1 Grêmio - 17/03/1996
O Grêmio saiu na frente com gol de Luís Carlos Goiano, cobrando falta. Fabinho empatou para o Inter, no primeiro Gre-Nal narrado por Pedro Ernesto Denardin.
Comentário do Pedro: foi uma satisfação que o meu primeiro gol narrado em Gre-Nal fosse tão bonito. O gol de falta do Goiano foi uma pintura. É desses tipos de gols que vemos pouco hoje em dia.
2) Ronaldinho vira Pelé
Grêmio 1 x0 Inter - 20/6/1999
A genialidade de Ronaldinho o transformou em Pelé em 1999. Na final do Gauchão daquele ano, a então revelação gremista teve uma atuação memorável. Além de dribles sobre Dunga, ele marcou o golaço na vitória do terceiro jogo da decisão. Na cabine da Gaúcha no Olímpico também estava Paulo Sant´Ana, que começou a berrar o nome do Rei do Futebol durante o gol.
Comentário do Pedro: o Ronaldinho surgia com muita expectativa sobre ele. Nessa partida, ele jogou muito e fez um golaço. Quando saiu o gol, o Paulo Santa´Ana estava na cabine e começou a gritar histericamente o nome do Pelé. Isso deu ainda mais peso para aquele gol. Um gol de gênio.
3) Jesus Christian salva
Inter 0 x1 Grêmio - 12/10/2003
Quando Christian jogava pelo Inter, Pedro o apelidou de Deus Negro Colorado. Em 2003, ele virou o Deus Negro Tricolor. O gol do centroavante no clássico pelo segundo turno do Brasileirão foi essencial para salvar o Grêmio do rebaixamento. O gol provocou hemorragia no coração colorado na narração de Pedro.
Comentário do Pedro: o Christian era um nome muito importante para o futebol gaúcho naquela época. No fim das contas, aquele gol acabou sendo salvador para o Grêmio.
4) Gre-Nal dos 100 anos
Grêmio 2 x1 Inter - 19/07/2009
Se Pedro vai para o seu centésimo Gre-Nal, ele estava empunhando o microfone da Gaúcha no clássico que marcou os 100 anos da rivalidade entre Grêmio e Inter. De virada, o Tricolor venceu por 2 a 1. O gol decisivo foi de Maxi López, apelidado na hora do gol de Maximus López.
Comentário do Pedro: foi o gol da vitória em outro jogo importante por “comemorar” o centenário do Gre-Nal. Aquilo, naquele dia, era o máximo para os gremistas, por isto chamei o Maxi de Maximus López.
5) Gre-Nal dos 5 a 0
Grêmio 5 x0 Internacional - 09/08/2015
A verdade é que todo mundo se prepara para um Gre-Nal esperando um jogo truncado e de muitos gols. Então, as goleadas surpreendem. Como aquele 5 a 0 em 2015 pelo Brasileirão. Luan marcou o segundo e o terceiro gols no placar mais elástico desde que Pedro narra os clássicos.
Comentário do Pedro: olhando hoje, aquele jogo significou mais do que a goleada em si. Foi um momento de crescimento do Grêmio e de queda para o Inter. O Luan foi um dos grandes nomes daquela tarde.