As semifinais do Gauchão Feminino começarão no próximo domingo (14). De um lado, estão Inter e Brasil de Farroupilha. De outro, Grêmio e Flamengo de Tenente Portela. Desses confrontos sairão os finalistas do Estadual 2021.
As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta. E, como encerraram a fase inicial na liderança dos seus grupos, as Gurias Gremistas e as Gurias Coloradas decidem em casa, no Vieirão e no Sesc Protásio Alves, respectivamente. Os primeiros jogos, portanto, serão realizados no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha, e no CT Futebol com Vida, em Três Passos.
O regulamento específico prevê que se um time vencer o primeiro jogo e perder o seguinte, o critério para desempate será o número de gols marcados por cada equipe. Por exemplo, se o Inter derrotar o Brasil-Far no primeiro embate por 2 a 0, e perder o seguinte por 1 a 0, as Gurias Coloradas avançam à final. No entanto, se o empate persistir — uma equipe vencer por 1 a 0 e depois perder por 1 a 0 —, a decisão será nas penalidades máximas.
Confira as datas das semifinais:
Brasil-Far x Inter
- jogo de ida: 14/11 | 11h
- local: Estádio das Castanheiras, em Farroupilha
- jogo de volta: 20/11 | 17h
- local: Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre
Flamengo x Grêmio
- jogo de ida: 14/11 | 15h
- local: CT Futebol com Vida, em Três Passos
- jogo de volta: 21/11 | 15h
- local: Estádio Vieirão, em Gravataí
E a final?
A grande final, por sua vez, será disputada em jogo único. O duelo ocorrerá na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha, no dia 5 de dezembro. A decisão está marcada para às 10h e terá transmissão da RBS Tv. Neste caso, quem vencer se sagrará campeão. Em caso de empate no tempo normal, o título será decidido nos pênaltis.
O mesmo vale para a disputa do terceiro lugar — ou final do Interior, se ficar entre Brasil-Far e Flamengo. Esse confronto também ocorrerá em jogo único. No entanto, não será em estádio neutro. A equipe que tiver somado mais pontos nas fases inicial e semifinal terá o direto de decidir em casa.
Quem ficou com os últimos títulos?
Desde que reabriram os departamentos femininos, Grêmio e Inter sempre disputaram a final do Gauchão Feminino. As Gurias Coloradas são donas de três das quatro taças — 2017, 2019 e 2020. Enquanto as Gremistas levaram a melhor em 2018.
Desde que começou a disputa do título do Interior, em 2019, as gurias rubro-verde sempre conquistaram o troféu e a vaga na competição nacional. Em 2019, elas derrotaram o Oriente na decisão, por 2 a 1. No ano seguinte, a vítima foi o Estrela, que perdeu por 4 a 1. Neste ano, também está em jogo uma vaga na competição nacional. Desta vez, no Brasileirão Feminino A-3, que começará a ser realizado em 2022.
O regulamento da FGF prevê troféu para as três primeiras colocadas na competição estadual: campeã, vice e campeã do interior. Além disso, ambas receberão 50 medalhas ao final das disputas. A FGF, no entanto, ainda não oferta premiações em dinheiro para os primeiros colocados.