Vai começar o Gauchão Feminino. A competição estadual se inicia no próxima dia 19, com a participação de oito equipes: Brasil de Farroupilha, Elite, Flamengo de Tenente Portela, Grêmio, Guarany de Bagé, Inter, Juventude e Pelotas. Mas, além do título, o que está em jogo?
O regulamento da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) prevê troféu para as três primeiras colocadas na competição estadual: campeã, vice e campeã do interior. Além disso, ambas receberão 50 medalhas ao final das disputas. A FGF, no entanto, ainda não oferta premiações em dinheiro para os primeiros colocados.
No entanto, o Estadual de 2021 contará com uma novidade: será totalmente custeado pela entidade que o organiza. A responsável pelo Departamento de Futebol Feminino, Gabriela Luizelli, explica que é a primeira vez que isso acontece.
— A FGF estará custeando todo o campeonato. É a primeira vez que isso acontece. Os clubes nunca tiveram a ajuda que terão este ano. Tudo custeado: testes, arbitragem, ambulância, transporte, alimentação, entre outros custos — Gabriela complementa falando sobre as condições necessárias para haver uma premiação em dinheiro às equipes:
— Por enquanto, não temos confirmação disso (premiações em dinheiro). Apenas se entrasse algum apoiador. Por isso, priorizamos os custos do campeonato para realizá-lo e promovê-lo da maneira que essas meninas merecem.
O Gauchão Feminino também oferta uma vaga no Brasileirão Feminino A-3. A equipe campeã terá o direito de participar da competição nacional. Se as Gurias Gremistas ou Coloradas conquistarem o título, o time melhor colocado assegura a participação. Por exemplo, se a final for disputada entre Grêmio e Inter, o campeão do Interior se garante na Terceira Divisão do Brasileirão Feminino.
Nas últimas duas temporadas, as Gurias do Brasil de Farroupilha conquistaram o título do Interior e, por consequência, a vaga na competição nacional. No entanto, até 2021, a participação era na A-2. Mas, neste ano, a CBF decidiu pela criação de uma terceira divisão do futebol feminino, e, a partir de agora, o Estadual garantirá vaga para tal.
Confira a primeira rodada do Gauchão Feminino
1ª rodada - 19/09 (domingo)
- Grêmio x Brasil-Far — Estádio Vieirão, em Gravataí
- Guarany x Pelotas — Estádio Estrela D'Alva, em Bagé
- Juventude x Inter — Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha
- Elite x Flamengo — estádio a definir