A primeira rodada do Gauchão Feminino será encerrada neste domingo (26). Isso porque o jogo entre Guarany de Bagé e Pelotas está marcado para às 11h deste dia, no Estádio Estrela D'Alva, em Bagé. Será a estreia das equipes no campeonato, desde que ele voltou a ser realizado com o aval da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Os dois times estão no Grupo A, junto com Grêmio — atual vice-campeão — e Brasil de Farroupilha — atual bicampeão do Interior. Mesmo numa chave difícil, o objetivo das duas equipes é buscar o título do Interior e, por consequência, a vaga no Brasileirão Feminino A-3.
— Pegamos uma chave muito difícil, que ainda conta com o Pelotas, uma equipe tradicional e muito bem treinada. Entramos com o intuito de buscar essa vaga (na A-3), mas sabemos que será um campeonato muito difícil pelo nível de Grêmio e Brasil-Far que, hoje, contam com estruturas muito melhores do que a nossa. E o próprio Pelotas que consegue treinar mais vezes que o nosso time — ressalta o técnico do Guarany de Bagé, Cléo Moura.
Classificam-se à segunda fase do Gauchão Feminino os dois melhores colocados de cada grupo. A partir de então, se iniciam as disputadas das semifinais. O Pelotas também almeja a classificação e, posteriormente, o título do Interior.
— É, realmente, uma chave forte, mas, com todo respeito aos adversários, nós estabelecemos uma meta e a meta é brigar pela vaga para o Campeonato Brasileiro da A-3 no ano que vem. Então, é um objetivo claro desenhado por nós neste retorno da adulta — defende Marco Planela, técnico do Pelotas.
A partida terá transmissão pelo Youtube da FGF. Atualmente, o Grêmio lidera o Grupo A, após ter triunfado sobre o Brasil de Farroupilha por 2 a 1, na estreia. Se houver um vencedor no duelo entre Guarany de Bagé e Pelotas, com dois gols de diferença sobre o rival, a chave terá um novo líder ao final da rodada inicial.
Jogo sem público
Esta partida também não terá a presença do torcedor na arquibancada. De acordo com a FGF, não foram atendidos todos os protocolos contra o covid-19 a tempo. O presidente do Guarany, Tato Moreira, explica que a intenção do clube é receber público a partir do próximo jogo realizado no Estrela D'Alva — o embate com o Grêmio, pela terceira rodada, marcado para 10 de outubro.
— Vamos ter, apenas, alguns conselheiros e convidados de Guarany e Pelotas. Atenderemos todos os protocolos da época em que não estava tendo torcida. Até por questão de segurança, por ser o primeiro jogo, decidimos fazer assim. É uma competição nova para nós e nos dá muito prazer estrear com o time profissional feminino. No próximo jogo sim, podemos fazer algo nesse sentido (de receber torcedores nas arquibancadas).