O Gauchão Feminino vai começar. No próximo sábado (18), a disputa se inicia para o Grupo A, com o confronto entre Brasil de Farroupilha e Grêmio. As equipes duelam a partir das 11h, no Estádio Vieirão, em Gravataí. O outro embate da primeira rodada, nesta chave, ocorre só no dia 26 — o outro domingo —, às 11h, no Estádio Estrela D'Alva, em Bagé. O jogo será entre Guarany e Pelotas.
O regulamento da competição prevê que os dois melhores de cada grupo conquistarão a classificação às semifinais. Nesta etapa inicial, as equipes se enfrentando dentro das chaves, em jogos de turno e returno, totalizando seis confrontos.
Neste grupo, estão: a vice-campeã, Gurias Gremistas, e a campeã do Interior, Brasil de Farroupilha, das últimas duas edições do Estadual. Saiba mais sobre as equipes:
Brasil de Farroupilha
As Gurias do Brasil de Farroupilha entram no Gauchão Feminino em busca de mais um título do Interior — elas são as atuais bicampeãs. E, com isso, a vaga em mais uma edição do Brasileirão Feminino. Desta vez, na A-3, a terceira divisão do futebol feminino, anunciada pela CBF nesta temporada.
O técnico Rodrigo Ramos comandará a equipe na competição Estadual — ele também atua como auxiliar-técnico do time masculino do Brasil de Farroupilha, na disputa da Divisão de Acesso. Quando Alê Menezes, atual treinador do time masculino, comandou a equipe no Brasileirão Feminino A-2, ele também compôs a comissão técnica do feminino.
Para a disputa do Estadual, o clube anunciou sete reforços: a lateral Duda, que disputou o Brasileirão Feminino sub-18 pelo Juventude, a zagueira Joyce, a meia Bruna Lisandra, as volantes Andressa e Manu, e as atacantes Yasmin e Neyreane. Por outro lado, são nove baixas em relação ao grupo que disputou o Brasileirão Feminino A-2: a zagueira Cintia, a volante Sara, as meias Bruninha, Fran Gaúcha e Greyce, e as atacantes Marina, Rhayssa, Yasmin Tanque e Tuca. Confira o elenco rubro-verde:
- goleiras: Gil, Karol e Sabrina
- laterais: Adri, Delaine, Duda, Fran Barbosa, Tai e Yasmin
- zagueiras: Bianca Bender, Isa Bahia, Leticia Debiasi e Joyce
- volantes: Andressa, Bianca Vergani, Manu, Vick e Laysa
- meias: Bruna Lisandra, Bianca Bender e Luana
- atacantes: Pâmela, Neyreane e Yasmin
Grêmio
O time do Grêmio será comandado, mais uma vez, pela técnica Patricia Gusmão. Será o terceira ano consecutivo em que a equipe é comandada pela treinadora no Estadual. O Tricolor chega para a disputa do Gauchão Feminino depois de ir até às quartas de final do Brasileirão Feminino — a equipe acabou eliminada pelo Palmeiras, que disputa a final com o Corinthians.
As Gurias Gremistas buscam acabar com a hegemonia das Coloradas no Gauchão Feminino. Desde que a competição voltou a ser realizada com o aval da FGF, em 2017, foram três títulos das rivais (2017, 2019 e 2020) e apenas um das representantes do Tricolor (2018).
Do elenco que disputou o Brasileirão Feminino, o Grêmio teve a baixa da zagueira Janaína Queiroz, ainda durante a competição. Confira o plantel Tricolor:
- goleiras: Lorena, Raissa e Iasmin Paixão
- laterais: Vitória Kaissa, Sinara, Gisseli, Lais Giacomel e Isa
- zagueiras: Andressa Pereira, Andréia Rosa, Patrícia Maldaner, Lorena González e Nataliê
- meias: Jane Tavares, Jé Alves, Kika Brandino, Maglia, Mariza, Mayara, Pri Back, Rafa Levis e Tchula
- atacantes: Maiara, Nathane Fabem, Eudimilla, Gabizinha e Lais Estevam
Guarany de Bagé
O Guarany de Bagé estará disputando o Gauchão Feminino pela primeira vez desde que a competição voltou a ser realizada com o aval da FGF, em 2017. A equipe será comandada pelo técnico Cléo Moura. O objetivo principal nesta estreia será a vaga na A-3. O treinador entende que a chave A é, sim, difícil. Mas isso não impedirá que o time almeje a vaga na competição nacional.
Para a disputa do Estadual, o Guarany contará com uma equipe de 30 atletas. A preparação do elenco começou a ser realizada ainda em março, com treinamentos duas vezes por mês, em domingos. Isso porque muitas atletas residem em cidades distantes de Bagé. Confira o elenco do time:
- goleiras: Natália, Paola e Clarice
- laterais: Josiane, Vitória, Camila, Yasmin e Eliege
- zagueiras: Karol Franz, Josiane Machado, Vitória, Luisa, Ezilda e Cristini
- meias: Thais, Sabrina, Rutyele, Paola, Rayssa, Karine Nunes, Ivenin e Girotto
- atacantes: Iéslin, Paula, Hellen, Bianca, Brenda, Marinete, Duday e Márcia
Pelotas
As Lobas também disputarão o Gauchão Feminino pela primeira vez desde que a competição voltou a ser realizada com o aval da FGF, em 2017. No entanto, diferente do Guarany de Bagé, o time participou dos Estaduais femininos de base, em 2019: sub-16 (chegou às semifinais, mas acabou eliminado pelo Grêmio) e sub-18 (ficou com o vice, ao ser derrotado na final pelo Inter).
A preparação para o Gauchão Feminino desta temporada iniciou em janeiro, com a montagem do elenco, e em maio, com o retorno dos treinamentos presenciais. O objetivo do Pelotas, no Estadual, é buscar a vaga no Brasileirão Feminino A-3.
Durante a competição, a equipe será comandada pelo técnico Marcos Planela. Ele terá em mãos um elenco composto por 31 atletas. Confira o plantel:
- goleiras: Sandy, Dani e Ketlyn
- laterais: Bárbara, Milene, Pâmela, Ju Boeira, Kevilin, Elinha e Fernanda
- zagueiras: Bia, Laila, Veridiana, Pietra e Letícia
- volantes: Helena, Duda Martins, Paola Cassana e Sarah
- meias: Itainã, Samira, Fernandinha, Yasmin, Flávia, Natielen e Paola Kichler
- atacantes: Kaká Acosta, Paty, Ju Gonçalves, Gabi Goulart e Shântala