O Gauchão Feminino vai começar. A competição estadual contará com a participação de oito equipes: Brasil de Farroupilha, Elite, Flamengo (Tenente Portela), Grêmio, Guarany (Bagé), Inter, Juventude e Pelotas.
Mas, além dos times participantes, você sabe o que está em jogo? Quem transmitirá as partidas? A fórmula de disputa? A premiação? GZH separou todas as informações para te ajudar a acompanhar o futebol feminino do Rio Grande do Sul. Confira:
Fórmula de disputa
As oito equipes participantes foram divididas em dois grupos. Na primeira fase, elas se enfrentam dentro das chaves, em jogos de turno e returno. Classificam-se à segunda etapa (semifinais) os dois melhores de cada chave.
- Grupo A: Grêmio, Brasil de Farroupilha, Pelotas e Guarany
- Grupo B: Inter, Juventude, Flamengo e Elite
Findada a primeira fase, se inicia a disputa das semifinais. As equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta, para definir os finalistas. O chaveamento será o seguinte:
- Semifinal 1: 1º do Grupo A x 2º do Grupo B
- Semifinal 2: 2º do Grupo A x 1º do Grupo A
Definidas as semifinais, começam duas novas disputas: a do campeão e a do campeão do Interior. Em ambas, o confronto será em jogo único. Em caso de empate, a decisão será nas penalidades máximas. O mandante do embate será escolhido respeitando os seguintes critérios, na ordem:
- mais pontos nas fases classificatórias
- número de vitórias
- menor número de cartões vermelhos
- menor número de cartões amarelos
Rodada de abertura
O Gauchão Feminino se inicia neste final de semana, com três partidas. Um confronto ocorre no sábado (18), válido pelo Grupo A, e os outros dois estão marcados para o domingo (19), pela Chave B:
- sábado, às 11h: Grêmio x Brasil de Farroupilha | Estádio Vieirão, em Gravataí
- domingo, às 15h: Juventude x Inter | Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha
- domingo, às 15h: Elite x Flamengo | AABB Ijuí, em Ijuí
Quando o juiz apitar o final dessas três partidas, ainda haverá uma pendência. O confronto entre Pelotas e Guarany, que ocorrerá só no outro domingo, dia 26, no Estádio Estrela D'Alva, em Bagé, a partir das 11h.
Transmissão
O regulamento do Gauchão Feminino prevê que toda a competição terá transmissão da FGF Tv. Os interessados podem acessar por meio do link: fgftv.com.br/.
Premiação
O regulamento da FGF prevê troféu para as três primeiras colocadas na competição estadual: campeã, vice e campeã do interior. Além disso, ambas receberão 50 medalhas ao final das disputas. A FGF, no entanto, ainda não oferta premiações em dinheiro para os primeiros colocados.
O Gauchão Feminino também oferta uma vaga no Brasileirão Feminino A-3. A equipe campeã terá o direito de participar da competição nacional. Se as Gurias Gremistas ou Coloradas conquistarem o título, o time melhor colocado assegura a participação. Por exemplo, se a final for disputada entre Grêmio e Inter, o campeão do Interior se garante na Terceira Divisão do Brasileirão Feminino.
Público no estádio
Será permitido a lotação máxima de 800 pessoas nos estádios, assim como está ocorrendo na Divisão de Acesso. No entanto, para que isso seja permitido, há uma série de regras que os clubes devem obedecer:
- público exclusivamente sentado;
- distanciamento mínimo de 1m entre as pessoas e/ou grupos de coabitantes;
- reforço na comunicação sonora e visual, dos protocolos;
- abertura dos portões antecipada para evitar aglomeração;
- ordenamento na saída;
- presença de monitores para fiscalização do cumprimento dos protocolos de distanciamento e uso de máscara. Sendo necessário um funcionário para cada 150 pessoas.
Além disso, de acordo com as diretrizes, a venda ou distribuição de ingressos presenciais será exclusivamente em datas anteriores à do evento. No dia do jogo, ocorrerá apenas por meio eletrônico. Por fim, de acordo com o regulamento da competição, os clubes devem cobrar, no mínimo, R$ 10 por ticket.
Neste primeira rodada, no entanto, os três jogos realizados pelo Gauchão Feminino não terão a presença do torcedor. De acordo com a FGF, nenhum dos mandantes — Juventude, Grêmio e Elite — conseguiu cumprir as exigências a tempo.
Informações complementares
O regulamento específico da competição ainda determina algumas informações importantes, como, por exemplo: o número de substituições. Cada técnico pode fazer seis alterações, respeitando o limite de três paradas no decorrer do jogo — trocas no intervalo não contam como interrupção.
Além disso, ao final da primeira fase, os cartões amarelos são zerados. Exceto nos casos de suspensão automática — se isso acontecer, a atleta cumprirá suspensão na partida de ida da semifinal. A partir das semis, os cartões não são mais zerados.
O regulamento ainda determina que os clubes poderão inscrever atletas até 15 de outubro no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Esse será o último dia útil antes do returno. Além disso, só podem participar da competição jogadoras com, no mínimo, 16 anos completos.